Banca de DEFESA: MARCELA EDITH GODOY

DISCENTE : MARCELA EDITH GODOY
DATA : 31/05/2019
LOCAL: FACED

O PROGRAMA CONECTAR IGUALDAD EM SALTA, ARGENTINA: ESPECIFICIDADES LOCAIS E TRAJETORIAS DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO DIGITAL

Programa Conectar Igualdad; Políticas públicas; Tecnologias da informação e comunicação; Construtivismo social

Esta pesquisa está focada no estudo de uma política pública de inclusão digital, o Programa Conectar Igualdad (PCI), investigando seu desempenho em um cenário local, a província de Salta, na Argentina. O papel distintivo desempenhado pela área de gestão do estado foi analisado para introduzir, no âmbito do planejamento, o trabalho com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas. Isso foi feito através de uma abordagem que está incluída nos estudos sociotécnicos, particularmente na linha do construtivismo social que tenta mostrar a natureza social da tecnologia e a natureza tecnológica da sociedade. Em primeiro lugar, investigou-se a trajetória do planejamento, através da reconstrução e análise da produção documental da política oficial, entendendo que seu desenho se configurou em todo o processo de estruturação do PCI.  Descreveram-se, por sua vez, os elementos centrais por esse entendimento, o que permitiu argumentar que se tratava de uma política pública de novo desenvolvimento. Da mesma forma foi possível identificar, graças ao trabalho de campo em algumas escolas de Salta e nos escritórios do Ministério da Educação da província, as primeiras adaptações do programa nacional na jurisdição de Salta; depois as transformações que isso sofreu com a mudança da administração federal ocorreram no final de 2015, com base na exploração de documentos oficiais, fontes secundárias, observações de campo e entrevistas. A mais significativa delas foi a conclusão do modelo 1:1 e um subfinanciamento notório do programa, com maior ênfase desde o ano 2018. Ao mesmo tempo que se seguiu a partir da carteira nacional de outras iniciativas educacionais digitais relacionados que convergem em a modificação do nome do programa em duas oportunidades, a elaboração de um conjunto de proposições didático-pedagógicas com uma linha de trabalho que tem como eixo a robótica e a programação. Enquanto isso, vimos que na província, continuou até 2018 a mesma estrutura institucional do PCI e, até então, o modelo de substituição de equipamentos 1:1 (através salas digitais moveis e kits  de robótica e programação) dentro de u prazo de dois anos só atingiram uma pequena porcentagem de escolas. Em segundo lugar, os grupos sociais relevantes envolvidos no processo de implementação desta política foram caracterizados, o que produziu uma mudança de uma abordagem centrada na ação dos governos para uma consideração do contexto da prática de seus agentes, como outra dimensão do estudo de políticas públicas. O desempenho dos funcionários do programa no nível jurisdicional foi analisado a partir desse nível, enfocando na Referência Técnica Institucional (RTI) como uma instância chave de todo o processo de desenvolvimento do programa desde o início. Com base no estudo de vários casos testemunhas, a interação deste agente foi analisada com a escola e pode avisar o seu próprio perfil, prática e tipo de intervenção é um fator diferencial das diferentes formas pelas quais é aplicada, é traduzido e é atualizado o PCI. Também pode ser visto que nesta figura a responsabilidade pelo trabalho com as tecnologias é depositada dentro da escola, seja para manter/administrar o sistema tecnológico, seja para projetar, gerenciar e executar qualquer tipo de iniciativa que envolva os demais atores do sistema da comunidade educativa. Em contraste, a ausência de projetos educacionais promovidos por instituições de ensino locais para incluir as TIC era evidente, bem como o envolvimento limitado de autoridades provinciais do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia (MECyT), que estão fora do programa .

Presidente - 3003581 - VERONICA SOFIA FICOSECO
Interno - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO