Banca de DEFESA: GISELE DA SILVA REGIS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELE DA SILVA REGIS OLIVEIRA
DATA : 23/05/2019
HORA: 10:00
LOCAL: FACED
TÍTULO:

O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DO PROUCA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

PROUCA- Políticas Públicas. Educação do Campo.Cotidiano. Educação e TIC


PÁGINAS: 227
RESUMO:

No contexto em que se descortina na contemporaneidade as tecnologias digitais têm possibilitado o desenvolvimento de novas formações culturais, novos meio de viver, produzir e compartilhar conhecimentos e saberes. Neste cenário, marcado pela velocidade, fluidez das informações e dos acontecimentos, todos os âmbitos da sociedade passam a ser modificados: economia, lazer, política, religiõese também a educação. No entanto, embora as tecnologias sejam o ponto estrutural que norteia as transformações da contemporaneidade, nota-se que, alguns grupos sociais permanecem marginalizados em relação a posse e uso destas, como é o caso dos moradores da zona rural. Frente a isso, emergem iniciativas por parte do governo a fim de possibilitar a ofertade tecnologias as escolas urbanas e do campo. O PROUCA foi uma dessas ações cujo foco foi o oferecimento de tecnologia móvel aos alunos das escolas urbanas e também do campo. Todavia, em relação as escolas campesinas há um desconhecimento sobre como ocorreu o processo de chegada e incorporação desse programa no cotidiano escolar. Frente a essa problemática surgiram os objetivos norteadores dessa pesquisa.O objetivo geral é: compreender o processo de incorporação do PROUCA na Educação do Campo; e em atendimento a esse objetivo mais amplo, elencamos alguns específicos, os quais nos apoiarão na análise do programa: compreender o papel dos entes federados na implementação do PROUCA na Educação do Campo; identificar como os sujeitos do campo compreendem e interpretam a chegada e a inserção do PROUCA na Educação do Campo e por fimapreender como as escolas têm se organizado para o uso dessas tecnologias em seu cotidiano.Para o desenvolvimento deste estudo utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, dentro desta, o ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992), aliado ao estudos do cotidiano a partir de Michel Certeau (1998, 1996). Nossa pesquisa foi realizada no trânsito entre dois contextos: macro e micro. O macro envolveu a esfera federal e estadual e o micro, dois Municípios da Bahia: Belo Campo e Itapetinga e cinco escolas do campo. Os resultados apontam que no processo de implementação do PROUCA, o MEC ocupou-se apenas da entrega dos equipamentos sobrecarregando os municípios com as demandas da manutenção, infraestrutura física, entre outros.Em relação aos sujeitos do campo e suas percepções sobre o programa os dados revelam que os campesinos enxergam o programa como pouco funcionais e os equipamentos como tecnologiasde baixa qualidade. Inclusive, no cotidiano das escolas do campo estas tecnologias não representaram possibilidades de mudanças estruturais nos modos de fazer e pensar a educação tanto nas cidades quanto nas zonas rurais. Tais questões nos levam a pensar na necessidade de políticas públicas articuladas e articuladoras que considerem as especificidade das escolas sejam elas do campo ou urbanas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3003581 - VERONICA SOFIA FICOSECO
Interno - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO
Externo à Instituição - LÍVIA ANDRADE COELHO
Externo à Instituição - MARIA ROSA CHACHAGUA
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 17:29
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