Banca de DEFESA: LILIANE ALVES DA LUZ TELES

DISCENTE : LILIANE ALVES DA LUZ TELES
DATA : 03/06/2019
LOCAL: FACED -Sala Irecê

Experiências de supervisores de estágio em Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica: Contribuições para formação de Psicólogas

Psicologia Escolar e Educacional, formação de psicólogos, estágio supervisionado, perspectiva crítica

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica a partir da experiência de supervisores de estágio na formação de psicólogas. Partimos do pressuposto de que o estágio é um espaço de unidade, por possibilitar uma prática fundamentada numa teoria em confronto com a realidade, numa relação dialética que as interrelaciona, recriando-as no cotidiano. Desse modo, entendemos que o estágio é um espaço-tempo-experiência que possibilita a interlocução entre a teoria e a prática contribuindo para redimensionar a práxis envolvida na produção de conhecimento e na construção de uma identidade epistemológica, ética e política da profissão. A Perspectiva Crítica em Psicologia Escolar, referência que trabalhamos, possibilitou compreender as determinações históricas e culturais das concepções produzidas no campo científico sobre o fracasso escolar.  Seu avanço, do ponto da produção de conhecimento e da atuação profissional no campo da Psicologia Escolar e Educacional, se constituiu como uma ruptura no modo de compreender os fenômenos escolares e repensar o próprio papel da Psicologia. A partir dessa compreensão, nosso estudo buscou compreender concepções e práticas desenvolvidas pelos supervisores de estágio; discutir os atravessamentos ético-políticos que emergem da experiência de supervisão a partir da triangulação supervisor – estagiários – campo de estágio no decorrer das atividades e; analisar elementos de criticidade que considerem aspectos singulares e coletivos que marcam essas experiências. Para tal, entrevistamos cinco supervisores de estágio em psicologia escolar e educacional, considerando o aporte da Perspectiva Crítica como referência. Da análise derivada das entrevistas pudemos identificar a importância do estágio para a formação do futuro profissional, tanto do ponto de vista da superação da atividade instrumental e no processo de ressignificação de saberes, sendo indissociável a teoria e a prática. O estágio possibilita que futuros profissionais se apropriem da compreensão da complexidade de práticas institucionais, culturais, históricas e políticas que fazem parte do contexto no qual as ações se desenvolvem. As experiências dos supervisores apontam para o compromisso ético com o contexto no qual as atividades acontecem, sobretudo, uma reflexão aprofundada dos efeitos da presença dos estagiários e suas intervenções considerando os desafios e perspectivas que se relacionam à constituição da Psicologia Escolar. As análises dialogam ainda com problematizações relacionadas à política de ensino superior e as condições de trabalho do supervisor, a partir da necessidade de sustentar um projeto de profissão no qual a formação, seja ela pública ou privada, possa ter como fundamento a criticidade em relação às demandas psicossociais frente à sociedade contemporânea.

Presidente - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Externo ao Programa - 2766416 - MARIA IZABEL SOUZA RIBEIRO