Banca de DEFESA: JACQUELINE DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE DOS SANTOS SILVA
DATA : 22/05/2019
HORA: 08:30
LOCAL: FACED, Auditário I
TÍTULO:

Ações afirmativas e equidade formativa na Universidade Federal da Bahia: um estudo sobre ações gestoras no ensino, na pesquisa e na extensão


PALAVRAS-CHAVES:

Programas de ação afirmativa na educação. Democratização da educação. Igualdade na educação. Ensino superior e Estado. Universidade Federal da Bahia


PÁGINAS: 247
RESUMO:

SILVA. Jacqueline dos Santos S. Ações afirmativas e equidade formativa na Universidade Federal da Bahia: um estudo sobre ações gestoras no ensino, na pesquisa e na extensão. 247 f. il. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2019.


RESUMO

 

A presente tese por objetivos analisar a relação entre equidade e as ações gestoras desenvolvidas pela UFBA no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, considerando-se a existência de alunos cotistas e não-cotistas nesta IFES; e identificar o grau de equidade na participação de alunos cotistas e não-cotistas no ensino, na pesquisa e na extensão, considerando os cursos de maior e menor exigência quanto a nota de corte para ingresso na Universidade. Procurou responder as seguintes questões: há relação entre equidade e as ações gestoras desenvolvidas pela Universidade Federal da Bahia no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, considerando-se a existência de alunos cotistas e não-cotistas nesta IFES? Quais são os graus de equidade na participação de estudantes cotistas e não-cotistas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela UFBA nos cursos de maior e menor exigência quanto a nota de corte para ingresso na Universidade? Norteou toda a discussão e análise de dados o pressuposto teórico de que há relação entre as ações gestoras promovidas na Universidade para a efetivação da equidade formativa no trinômio universitário assim como entre os graus de equidade entre os estudantes cotistas e não-cotistas na participação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária partir das ações afirmativas existentes na UFBA. A fundamentação teórica situou-se em torno da função social da universidade, ações afirmativas, equidade e justiça social, além de ações gestoras para o ensino a pesquisa e extensão universitária.  Utilizou-se o estudo de caso na perspectiva da pesquisa qualitativa e também quantitativa. A pesquisa indica que todos os gestores entrevistados são favoráveis as políticas de ações afirmativas na Universidade, mas os indicadores de equidade formativa apontam que a equidade formativa no trinômio universitário ainda não é uma realidade. Para que estas se efetivem depende de ações gestoras amplas, coordenadas e cooperadas entre os órgãos da Administração Central e as Unidades universitárias na perspectiva da igualdade de oportunidades substancial e/ou material. Sem a inclusão efetiva do princípio ético da equidade social no âmbito das atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade a equidade formativa não passará de utopia assim como a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124.358.565-04 - ROBERT EVAN VERHINE - UFBA
Externo ao Programa - 3308243 - CLAUDIA SA MALBOUISSON ANDRADE
Externo ao Programa - 2585621 - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO
Externo ao Programa - 997421 - UILMA RODRIGUES DE MATOS
Externo à Instituição - DELCELE MASCARENHAS QUEIROZ - UNEB
Externo à Instituição - KATIA SIQUEIRA DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 02/05/2019 15:38
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA