Banca de DEFESA: GÉSSICA OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GÉSSICA OLIVEIRA BEZERRA
DATA : 08/05/2019
HORA: 15:00
LOCAL: FACED
TÍTULO:

Um estudo sobre a formação de Professores de Ciências Naturais e a constituição do Conhecimento Pedagógico Geral nos Projetos Pedagógicos de Curso


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento Pedagógico Geral; Currículo; Formação Docente; Licenciaturas; Ciências Naturais.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

As pesquisas sobre a aprendizagem da profissão docente resultaram na construção de modelos de uma base de conhecimento para a docência, e entre as categorias da base o Conhecimento Pedagógico Geral (CPG) é o mais deficitário, quando comparado ao conhecimento do conteúdo específico, na formação inicial de professores no Brasil. Diante dessa problemática, o objetivo geral dessa pesquisa se configurou em: compreender a constituição do Conhecimento Pedagógico Geral nas licenciaturas da área de Ciências Naturais, no contexto dos Projetos Pedagógicos de Curso. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, e quanto aos procedimentos é uma pesquisa documental, sendo realizada em duas etapas: na primeira foi desenvolvida o estado de conhecimento com foco no objeto de estudo da investigação, o Conhecimento Pedagógico Geral; e posteriormente, a pesquisa documental foi efetivada, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas em Química, Ciências Biológicas e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga-BA. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, apresentada em duas categorias: 1. Conhecimento Pedagógico Geral na/para formação inicial docente; e, 2. Conhecimento Pedagógico Geral na/para prática docente. Como resultado geral, identificamos que as licenciaturas atendem de forma parcial a legislação vigente, e destinam apenas entre 11% a 13% da carga horária total do curso a disciplinas relacionadas com a Educação, que não atende a complexidade e especificidades da docência. Há uma constituição rasa e insuficiente do CPG nos PPCs dos cursos de licenciatura da área de Ciências Naturais, da UESB campus de Itapetinga-BA, com várias carências de componentes pertencentes ao Conhecimento Pedagógico Geral e sem indício de uma formação ludo-sensível. Os currículos estão mais próximos das perspectiva dos bacharelados, do que de cursos para formação docente. É urgente a reformulação dos currículos aqui analisados, de forma a atender às necessidades da prática profissional docente, e assim impactar positivamente a qualidade da Educação Básica do nosso país. Destacamos que há formas possíveis de fazer essas mudanças necessárias acontecer, e que não podemos aceitar uma deficitária formação docente, com o risco de debilitar ainda mais a profissão e abrir precedentes para que qualquer “detentor de conhecimento”, sem a formação docente, possa exercer a atividade de ensino.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Externo ao Programa - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA
Externo à Instituição - CLÁUDIO PINTO NUNES - UESB
Externo à Instituição - ROSELANE DUARTE FERRAZ - UESB
Externo à Instituição - JOSÉ GILBERTO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/04/2019 11:25
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