Banca de DEFESA: JUREMA ROSENDO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUREMA ROSENDO DOS SANTOS
DATA : 09/05/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Pavilhão de Aulas do Canela - PAC sala 208 - Prédio do Cinema
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SITUAÇÃO DE AUSÊNCIA DE BEM-ESTAR


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Profissional. Professores iniciantes. Ausência de bem-estar docente.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A pesquisa objetivou compreender como ocorre o desenvolvimento profissional de professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência do bem-estar. A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem auto(biográfica) e do método das histórias de vida, a investigação foi desenvolvida com quatro professores iniciantes da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Fundamental do município de Itapetinga, na Bahia. Foi utilizado como fonte para produção dos dados instrumentos como questionário e entrevista narrativa. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos optamos em discutir o corpus da pesquisa em uma primeira seção na qual os participantes são apresentados. Posteriormente, há duas categorias: 1) Dilemas no início da docência, na qual constatamos dilemas como: sentimento negativos ao iniciar, dificuldades com a aprendizagem dos alunos, choque, angústia, medo da violência, solidão e abandono; 2) Socialização e aprendizagens, revelando que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e em meio a isso veem se desenvolvendo profissionalmente; mesmo sem experiências na docência buscam construir suas identidades, baseados em suas histórias de vidas, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente; e que a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que assistam, assegurem e os direcionem na garantia do bem-estar profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interno - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Externo à Instituição - ROSELANE DUARTE FERRAZ - UESB
Externo à Instituição - CLÁUDIO PINTO NUNES
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 15:45
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