Banca de DEFESA: SIDNEIA FLORES LUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDNEIA FLORES LUZ
DATA : 27/04/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Sala Irecê
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E BASES PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIAHISTÓRICO- CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores e Professoras de Educação Física; Bases pedagógicas da Educação Física; Pedagogia Histórico Crítica.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

A problemática do trabalho é a formação dos professores e professoras de Educação Física no Brasil, especificamente, as bases pedagógicas que orientam os projetos políticos pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em Educação Física.Delimitamos como pergunta síntese: Quais são as bases pedagógicas que subsidiam a formação de professorese professoras de Educação Física, em instituições federais de ensino superior (IFES), nas cinco regiões do Brasil – Sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte – e, quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica?As questões de estudo foram: Qual é a teoria pedagógica que fundamenta osPPPs dos cursos de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, das IFES - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ, nas regiões do Brasil – sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte? Quais as contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica para a formação de professores e professoras, em especial da Educação Física? O objetivo geral do trabalho é analisar e discutir as Bases Pedagógicas que fundamentam os PPPs de formação de professores e professoras, em especial da Educação Física, considerando uma amostragem intencional, indicando elementos teóricos superadores, no que diz respeito a Teoria Pedagógica, levando em consideração as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica.Os objetivos atingidos foram: a) Levantar a produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras em geral e em especial da Educação Física no Brasil; b) Analisar e discutir as bases pedagógicas presentes nosPPPs - UFBA, UFPA, UFG, UFRGS, UFRJ;c) Apresentar sistematicamente os limites, as contradições localizadas nos documentos dos cursos; d) Apresentar proposições superadoras a partir da Teoria Pedagógica Histórico-Crítica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Os procedimentos foram: 1- Balanço da produção do conhecimento sobre as bases pedagógicas da formação de professores e professoras, levando em conta as produções em dissertações e teses defendidas no Brasil nos últimos 30 anos, ou seja, a partir da década de 1980; 2- Pesquisa bibliográfica, utilizando obras dos principais autores que tratam do tema;3- Análise documentaldosPPPs e suas bases pedagógicas a partir das categorias teóricas principais que nos permitiram identificar as bases pedagógicas: a) concepção de formação humana, b) objetivos do curso, c) perfil dos egressos e d) trato com o conhecimento; 4- As contribuições da Pedagogia Histórico Crítica como base pedagógica para a formação dos Professores e Professoras de Educação Física. Concluímos que a maioria das instituições de formação não apresentam em seusPPPs aproximações com a base teórica de pedagogiascríticas, mas, sim, com a pedagogia das competências e do professor reflexivo. Frente aos dados coletados e a bibliografia considerada, concluímos ainda, que a formação de professores e professoras de Educação Física fica comprometida quando atrelada a lógica do mercado de trabalho ou, da cotidianidade dos professores e professoras. Indicamos como proposição superadora a consideração da teoria pedagógica histórico-critica na formulação dos PPPs dos cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - CÁSSIA HACK - UNIFAP
Externo à Instituição - KATIA OLIVER DE SA
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - SILVIO ANCISAR SÁNCHEZ GAMBOA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 08/04/2019 13:29
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