Banca de DEFESA: JOANA ESPINHEIRA AVENA

DISCENTE : JOANA ESPINHEIRA AVENA
DATA : 29/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO II DA FACED

O PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR: IMPLICAÇÕES PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DA UFBA

Internacionalização da educação superior; Mobilidade acadêmica; Programa de Pós-doutoramento; Desenvolvimento científico

A presente pesquisa investigou as implicações de uma das ações de internacionalização mais visíveis na educação superior, a mobilidade acadêmica para produção de conhecimento científico. Com uma abordagem descritiva e exploratória, seu principal objetivo foi investigar a influência da realização do programa de pós-doutorado no exterior, por parte de docentes pesquisadores de programas de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para a produção científica. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca do processo de internacionalização no ensino superior brasileiro, especialmente na pós-graduação, com enfoque para a mobilidade acadêmica. Em seguida, se utilizou a análise documental para reconhecimento das modalidades de pós-doutorado disponibilizadas por dos dois grandes organismos estatais que oferecem essa política, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo assim possível ser feita uma análise do pós-doutorado sob a ótica da Teoria da Gestão do Conhecimento e fizemos ainda levantamento documental sobre as relações entre o plano de internacionalização da UFBA e o programa de pós-doutorado. A segunda etapa consistiu na avaliação dos dados obtidos com a pesquisa empírica, através de análise estatística comparativa da produção científica dos sujeitos participantes, considerando os três anos que antecederam o pós-doutorado e os três anos que precederam, a partir de dados extraídos dos currículos Lattes. A etapa seguinte consistiu na análise qualitativa dos dados obtidos através da aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada com a mesma amostra de professores que haviam realizado o pós-doc., buscando conhecer a percepção deles acerca da influência do pós-doutorado para sua produção científica e qualificação profissional. Os resultados obtidos apontam para a compreensão de que o pós-doutorado, além de ser um processo de aprimoramento de competências do pesquisador-docente, contribuiu também para uma maior qualidade e visibilidade das publicações, uma vez que foi constatada a ampliação das publicações em revistas com maior fator de impacto, segundo o Qualis, muitas delas internacionais. Por outro lado, para seus pares sem pós-doutorado, a ampliação da produção ocorreu nos periódicos nacionais, o que demonstra que a internacionalização via pós-doutorado contribuiu para um aumento na qualidade e para o maior alcance do conhecimento produzido. Os resultados assim expressaram a importância desse programa para a qualidade da ciência desenvolvida na Universidade, especialmente em termos de novos direcionamentos e atualização do conhecimento.

Presidente - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Interno - 124.358.565-04 - ROBERT EVAN VERHINE - UFBA