Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS GRAÇAS PORTO PIRES
DATA : 08/05/2019
HORA: 08:15
LOCAL: FACED Auditório I
TÍTULO:

PERSPECTIVA FORMATIVA: OS (NAO) SABERES DE PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes docentes; Língua Portuguesa; Formação; História de vida, (Auto)biografia.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer os aspectos que delinearam a constituição dos (não)saberes dos professores de Língua Portuguesa sem formação específica. E como objetivos específicos: descrever os caminhos que determinaram a trajetória dos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica; identificar os (não)saberes específicos para o ensino de Língua Portuguesa e analisar a constituição desses (não)saberes dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, de abordagem (auto)biográfica, a partir das histórias de vida que utilizou para produção de dados os Ateliês Biográficos de Projetos (ABP) proposto por Delory-Momberger (2012, 2014). O corpus da pesquisa é composto pelas narrativas (auto)biográficas construídas nos encontros do ABP e empregamos a análise de conteúdo, como técnica para análise dos dados. Na análise, estabelecemos três categorias: 1) construção da trajetória (pessoal e profissional); 2) construção de aprendizagens; 3) perspectiva de futuro e avaliação formativa. Constatamos que os professores revelaram saberes e não saberes advindos das relações sociais e de sua formação profissional; existem caminhos marcados por histórias de vida diferentes, mas que se coincidem no encontro com a docência em Língua Portuguesa (LP); os ABP foram reveladores de mudanças proporcionadas pelas experiências vivenciadas pelos participantes que mostrou o valor formativo desse processo contínuo. Assim, a construção biográfica de si, diferentes de outros processos formativos, contribuiu na construção de caminhos e de saberes que dialogam com as identidades docentes. Portanto, os professores mostraram ter construído no decorrer da vida, saberes a ensinar, mas com ausência de saberes para ensinar LP.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interno - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interno - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Externo à Instituição - ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA - UESB
Externo à Instituição - ROSELANE DUARTE FERRAZ
Notícia cadastrada em: 04/04/2019 10:09
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA