Banca de DEFESA: ANA LÚCIA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LÚCIA SILVA SOUSA
DATA : 27/04/2019
HORA: 16:00
LOCAL: FACED -Sala Irecê
TÍTULO:

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO STRICTO SENSU DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO

DA BAHIA: PRESSUPOSTOS ONTOLÓGICOS – 1982 a 2018

 


PALAVRAS-CHAVES:

Produção do conhecimento. Epistemologia. Concepção de homem e sociedade. Educação. Educação Física.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Essa produção é resultado de estudos que vem sendo desenvolvidos na linha de pesquisa epistemologia do grupo LEPEL da FACED/UFBA, que trata do balanço crítico da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física no Estado da Bahia. Traz como pergunta investigativa: Quais os pressupostos ontológicos das concepções de Educação e Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018? Como objetivo propõe: reconhecer os pressupostos ontológicos das concepções de educação e de Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018. A pesquisa tem caráter epistemológico e desenvolve pesquisa documental com natureza de análise no recorte de (65) produções de dissertações e teses produzidas no período de 1982 a 2018. Adotamos como método de investigação o materialismo histórico e dialético e o processo teórico-metodológico investigativo é baseado em estudos de Kosik (1976), que se fundamenta em três graus do pensamento investigativo de Marx, a saber: 1. Minuciosa apropriação histórica do objeto com pleno domínio do material investigado; 2. Análise das formas de desenvolvimento do material investigativo sobre o objeto; 3. Investigação da coerência interna do objeto. Os resultados encontrados constatam que as proposições do ensino da Educação Física predominantes no debate teórico sobre o processo de ensino e aprendizagem são as defendidas pela classe burguesa, numa perspectiva de formação unilateral, que favorece o projeto histórico capitalista. Essa realidade também se localiza na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Presidente - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - FLÁVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO - UFRPE
Externo à Instituição - KATIA OLIVER DE SA
Externo à Instituição - MARCIA MORSCHBACHER - UFSM
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - SILVIO ANCISAR SÁNCHEZ GAMBOA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 04/04/2019 10:04
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