CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO STRICTO SENSU DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO
DA BAHIA: PRESSUPOSTOS ONTOLÓGICOS – 1982 a 2018
Produção do conhecimento. Epistemologia. Concepção de homem e sociedade. Educação. Educação Física.
Essa produção é resultado de estudos que vem sendo desenvolvidos na linha de pesquisa epistemologia do grupo LEPEL da FACED/UFBA, que trata do balanço crítico da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física no Estado da Bahia. Traz como pergunta investigativa: Quais os pressupostos ontológicos das concepções de Educação e Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018? Como objetivo propõe: reconhecer os pressupostos ontológicos das concepções de educação e de Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018. A pesquisa tem caráter epistemológico e desenvolve pesquisa documental com natureza de análise no recorte de (65) produções de dissertações e teses produzidas no período de 1982 a 2018. Adotamos como método de investigação o materialismo histórico e dialético e o processo teórico-metodológico investigativo é baseado em estudos de Kosik (1976), que se fundamenta em três graus do pensamento investigativo de Marx, a saber: 1. Minuciosa apropriação histórica do objeto com pleno domínio do material investigado; 2. Análise das formas de desenvolvimento do material investigativo sobre o objeto; 3. Investigação da coerência interna do objeto. Os resultados encontrados constatam que as proposições do ensino da Educação Física predominantes no debate teórico sobre o processo de ensino e aprendizagem são as defendidas pela classe burguesa, numa perspectiva de formação unilateral, que favorece o projeto histórico capitalista. Essa realidade também se localiza na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de educação física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018.