Banca de DEFESA: RAFAEL DE JESUS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL DE JESUS SOUZA
DATA : 23/04/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 09, Faculdade de Educação
TÍTULO:

RITOS, VULTOS E SÍMBOLOS CÍVICOS NO COLÉGIO ALBERTO TORRES EM CRUZ DAS ALMAS - BA (1948-1985).


PALAVRAS-CHAVES:

CIVISMO;MEMÓRIA; INSTITUIÇÕES ESCOLARES.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Este trabalho discute a tentativa de consolidação de um ideário cívico-patriótico que preconizava o zelo à pátria e suas instituições. Compreender a contribuição dos intelectuais que pensaram o civismo, o papel das escolas em sua disseminação e as memórias dos sujeitos, professores e estudantes do Colégio Alberto Torres, das atividades cívicas foram objetivos desta pesquisa. Em 1948 o colégio foi fundado sob a égide da inspiração ruralista e foi palco cotidiano dos ritos cívicos que marcaram a vida das escolas na República. Em 1969, com a instituição da disciplina de Educação Moral e Cívica, esses ritos foram colocados em evidência, tal como foram ressiginificados. Neste sentido o recorte temporal da pesquisa abarca desde a fundação do colégio ao processo de recomposição da democracia na década de 80. O civismo, ideário que se constitui de muitos símbolos, imagens, projeções de nacionalidade e de cidadão, precisou das instituições escolares para ser difundido. Cabe dizer, que nas experiências ditatoriais brasileiras o civismo foi manejado com afinco, sobretudo na Ditadura Militar (1964-1985) na qual foi instituído um decreto-lei 869/1969 que tornava obrigatório o Ensino de Educação Moral e Cívica e dava outras providências.  Uma educação para o civismo se tornou uma das prioridades dos intelectuais ligados ao Regime e foi concebida de forma ampliada, pois o componente curricular criado pelo decreto tinha por objetivo ser uma “prática educativa” e não uma mera disciplina. A partir de relatos de memorialistas, fotografias, depoimentos orais de ex-alunos e professores serão discutidas as vivências dos sujeitos que compõem a instituição escolar no que se refere aos ritos e símbolos cívicos. A partir deste escopo de fontes buscou-se, no campo da História Cultural, evidenciar os elementos do civismo como componentes do imaginário social e que estão presentes na memória dos sujeitos que viveram a Ditadura Militar (1964-1985).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB
Externo à Instituição - SERGIO ARMANDO DINIZ GUERRA FILHO - UFRB
Externo à Instituição - IONE CELESTE JESUS DE SOUSA - UEFS
Notícia cadastrada em: 03/04/2019 14:50
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