Banca de DEFESA: CLAUDIA REGINA MUNIZ BARRETO

DISCENTE : CLAUDIA REGINA MUNIZ BARRETO
DATA : 30/04/2019
LOCAL: Faced - Auditório II

Estudo no Exterior durante a Graduação: implicações acadêmicas e profissionais.

1. Programas de intercâmbio de estudantes. 2. Educação internacional. 3. Ensino superior. 4. Estudantes universitários - Bolsas de estudo. 5. Formação profissional. 6. Ciência sem Fronteiras (Programa: Brasil).

A internacionalização e a globalização são assuntos muito presentes no mundo contemporâneo desde o século XV. Ambas caminham juntas, porém possuem distintos significados e são empregadas em diferentes dimensões. Com isso, infere-se que globalização impacta a educação superior à medida que as Instituições de Ensino Superior (IES) procuram responder às exigências do mundo interconectado e global. Em face disso, nos últimos vinte anos a internacionalização da educação superior tem sido pauta da agenda das universidades e o governo federal tem se debruçado sobre o assunto para ofertar políticas públicas de fomento à internacionalização da educação superior. Assim, em 2011, o governo brasileiro lançou o programa Ciência sem Fronteiras que se tratou de uma política pública de incremento à internacionalização da educação superior, tanto para a modalidade de graduação e pós-graduação, quanto para pesquisador visitante especial e para atração de jovens talentos. À vista disso, a presente tese tem o objetivo de investigar os efeitos da graduação sanduíche na formação acadêmica e na trajetória após a graduação do(a)s ex-bolsistas do programa Ciência sem fronteiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante a sua vigência de 2011 a 2014. Com a finalidade de investigar essa questão, a presente pesquisa teve como eixo teórico a internacionalização da educação superior de modo a compreender as implicações acadêmicas e profissionais após a realização de um período de mobilidade internacional durante a graduação do(a)s estudantes da UFBA egressos do programa CsF. Levando em consideração que a formação acadêmica voltada para educar cidadãos capazes de agir com eficiência no mundo globalizado, interconectado e multicultural está cada vez mais presente nas universidades, os resultados sinalizados nesta tese podem contribuir para a melhoria do processo de internacionalização institucional das IES, além de estimulá-las a desenvolver um modelo de internacionalização consoante com suas idiossincrasias, condições e necessidades.

Presidente - 124.358.565-04 - ROBERT EVAN VERHINE - UFBA
Interno - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA