Entre a Pobreza e a Pureza: A Educação de moças desvalidas no Asylo Nossa Senhora de Lourdes (1879-1930) em Feira de Santana – Bahia.
Asilo Nossa senhora de Lourdes, Desvalidos, Educação Feminina, Feira de Santana.
O Asilo Nossa Senhora de Lourdes, fundado em 15 de março de 1879, representou uma importante instituição filantrópica à cidade de Feira de Santana – Bahia, que buscava a promoção da assistência social às moças pobres e desvalidas da cidade em questão. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as características educacionais do ensino oferecido na referida instituição às jovens órfãs, que consistia na instrução dessas moças à educação religiosa e profissionalizante. Também buscou compreender a importância filantrópica do asilo em questão, para o município. O período da pesquisa compreendeu os anos de 1879, data de fundação da instituição, até 1930, ou seja, final do II Reinado e ao longo de toda a Primeira República, momento histórico no qual as bases republicanas estavam em vias de implantação e que a educação estava sendo reformulada a fim de servir de mola propulsora do processo de modernização e de civilização social. As fontes pesquisadas compreendem as atas de reuniões do asilo, os documentos das Irmãs Sacramentinas e da Pia União das Filhas de Maria e alguns jornais da época, como Jornal Folha do Estado e O Progresso. A pesquisa se situa na área de História Social. O termo em referência é utilizado pelos historiadores para demarcar um novo momento da história, delimitando assim, uma nova historiografia a partir da qual houve uma ampliação do campo de estudos, das fontes e de pesquisas dos historiadores. Os conceitos centrais que nortearam a escrita da dissertação foram: o de desvalidos, que segundo GREIVE (2012) faz referência à criança que vive às margens da sociedade e que se configura como pobre, órfã ou proveniente de famílias que não tem condições financeiras de prover o seu sustento. O de Instituições educativas, a partir das contribuições de SAVIANI (2008), que as considera como parte de um processo histórico de determinada conjuntura. E as contribuições de FOUCAULT (1987), quando evidencia o processo de punição das pessoas que viviam às margens sociais, deixando de punir e corpo e passando a vigiá-lo de maneira reguladora, baseado no princípio de que as pessoas devem ter comportamentos sociais aceitáveis e enquadrá-las em instituições disciplinares é uma das formas de se alcançar isso. Nesse sentido, o texto faz uma ponte entre os conceitos citados acima, oferecendo ao leitor um panorama mais amplo sobre a educação destinada à infância abandonada no Asylo Nossa Senhora de Lourdes.