Banca de DEFESA: JOÃO DE ARAÚJO RAMOS NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO DE ARAÚJO RAMOS NETO
DATA : 18/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULOS: CONEXÕES E ANÁLISE ATRAVÉS DO DISCURSO


PALAVRAS-CHAVES:

Teorias pós-críticas; Currículos; Educação Ambiental; Natureza; Meio Ambiente.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que modo determinados discursos são legitimados na Educação Ambiental e no campo do currículo. Os pressupostos teóricos que subsidiam a pesquisa são elementos das teorias pós-críticas, pois percebemos que diante desta proposta sua epistemologia possibilita sermos atravessados por discursos e não apenas reproduzi-los como se esta fosse a única possibilidade. Na tentativa de alcançarmos o objetivo geral, buscamos compreender como determinados discursos críticos aparecem nos campos da Educação Ambiental (EA) e currículo; e identificar discursos legitimados que buscam representar o meio ambiente e a natureza nos textos dos trabalhos publicados nos anais de três edições do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Diante dos objetivos supracitados, cumpre salientar que esta pesquisa é qualitativa, de cunho teórico e empírico, que utiliza, para perseguir determinados discursos, uma análise baseada em pressupostos foucaultianos. Esse arcabouço teórico, a partir de uma análise arqueológica, tende a conhecer os enunciados que são revelados e que constituem as formações discursivas. Destacamos que a análise arqueológica é de fôlego para esta pesquisa, pois possibilita um “caminhar” sobre um percurso desconhecido que possibilita gerar questionamentos ao passo que somos atravessados pelos arranjos representativos. Essa percepção mostra-se pertinente, pois o surgimento dos questionamentos permite a desconstrução de determinadas formações legitimadas, e com isso faz surgir novas possibilidades, “aparecer” novos enunciados que estavam silenciados.  A escrita adota o formato multipaper, pelo qual os capítulos serão organizados como uma coleção de artigos publicáveis. Levando em consideração essa organização e os objetivos da pesquisa, trazemos no primeiro capítulo os pressupostos teóricos que norteiam a pesquisa, no segundo conectamos os campos do currículo e EA a partir de uma perspectiva pós-crítica e no terceiro apresentamos representações de natureza e meio ambiente que operam em trabalhos publicados nos anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Reconhecemos que ao selecionarmos determinadas temáticas e perspectivas, estamos excluindo outras possibilidades que poderiam ser tão ou mais relevantes quanto estas aqui abordadas, ou seja, nossa seleção tenta responder os objetivos propostos, o que não significa que é a única e melhor opção. Concluímos que esta pesquisa permitiu a revelação de possibilidades discursivas que estavam silenciadas, além de operar com pressupostos teóricos que alimentam a produção de questionamentos instigadores de novas pesquisas nos campos da EA e do currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 630.606.043-04 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Externo ao Programa - 1747931 - IZAURA SANTIAGO DA CRUZ
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Notícia cadastrada em: 28/03/2019 15:28
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