Banca de DEFESA: LORENA COSTA BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE : LORENA COSTA BATISTA DOS SANTOS
DATA : 26/04/2019
LOCAL: Faculdade de Administração - Sala 10, 1ºandar.

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: balanço da produção do conhecimento sobre o trabalho do assistente social em escolas públicas.

Serviço Social; Serviço Social e Educação; Serviço Social e Educação Básica; Serviço Social e Escolas Públicas

Este estudo traz elementos sobre a produção do conhecimento do trabalho do Assistente Social na Política de Educação, fazendo recorte sob o campo das escolas públicas da Educação Básica. O objeto de estudo da pesquisa é: “Serviço Social e Educação – Como o Serviço Social elabora a especificidade do trabalho profissional do Assistente Social na rede pública de Educação Básica”.  Indagamos como pergunta central é: Como o Serviço Social vem pensando a sua atuação na Educação básica especificamente nas escolas públicas? Com o intuito de responder a essa questão apresentamos como objetivo geral da pesquisa: Levantar a produção do conhecimento do Serviço Social brasileiro, com vistas a investigar como está sendo pensada a atuação do/a Assistente Social na Educação básica; e como objetivos específicos: levantar e catalogar teses e dissertações de Serviço Social que tratam sobre o trabalho do assistente social nas escolas públicas da educação básica; identificar, a partir das teses e dissertações levantadas, as principais demandas que as escolas públicas tem requisitado ao assistente social; identificar e analisar as principais tendências do trabalho profissional do assistente social a partir das produções analisadas; identificar e analisar os desafios propostos nos estudos para o trabalho do assistente social na rede pública de ensino (educação básica). Realizou-se aqui pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes os bancos de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a legislação referente ao trabalho do assistente social na Educação. A partir dessas fontes foi realizado um balanço da produção do conhecimento acerca do objeto de estudo e construído um banco de Teses e Dissertações com 39 (trinta e nove) estudos que tratam sobre o trabalho do assistente social nas mais diversas modalidades de atuação na Educação. A etapa de análise foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de nove estudos que tratam sobre o trabalho do Assistente Social em escolas públicas, entre eles oito dissertações de mestrado e uma tese de doutorado.  Desse modo, a pesquisa traz elementos que ajudam a pensar como se dá o trabalho dos Assistentes Sociais em escolas públicas.

Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Externo ao Programa - 2024241 - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ