Banca de DEFESA: JANAÍNA RODRIGUES DE JESUS

DISCENTE : JANAÍNA RODRIGUES DE JESUS
DATA : 26/04/2019
LOCAL: Auditorio II da FACED

AS PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM DEBATE: FINALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS FORMULADAS ENTRE OS ANOS DE 1980 E 1990

Finalidade da Educação Física Escolar, Proposições pedagógicas da Educação Física; Escola e Sociedade.

A presente pesquisa tem por objeto as Proposições Pedagógicas para o Ensino de Educação Física (EF). Essas proposições definem: (a) qual é objeto de estudo da EF como disciplina escolar; (b) quais perspectivas e expectativas da contribuição da EF para mudanças na sociedade; (c) quais os problemas fundantes, considerados pelos seus autores, para necessidade social da EF. Tomando como base o eixo Sociedade-Educação-Educação Física, nos perguntamos, qual é a finalidade atribuída ao componente curricular Educação Física presente nas proposições pedagógicas para o ensino da mesma na Escola. Nesta investigação, nosso objetivo foi identificar qual é a interconexão (a relação) entre as justificativas apresentadas pelas proposições pedagógicas para a EF em defesa de sua existência e permanência como componente curricular da educação básica, e as finalidades da educação escolar em relação ao atendimento de determinada perspectiva/expectativa de intervenção na sociedade. Para tal, esse estudo analisou as obras fundantes das seis proposições clássicas da EF, a saber:Aptidão Física e Saúde (GUEDES e GUEDES, 1993), Aulas Abertas à Experiência em Educação Física (HILDEBRANDT e LANGINF, 1986), Desenvolvimentista, (TANI et all, 1988); Construtivista (FREIRE, 1989); Crítico Emancipatória (KUNZ, 1991) e Crítico Superadora, (Coletivo de Autores, 1992).

Interno - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO