Banca de DEFESA: RUBEN DARIO MONTOYA NANCLARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUBEN DARIO MONTOYA NANCLARES
DATA : 14/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório I Faced
TÍTULO:

COMPREENDENDO A RETROALIMENTAÇÃO COLABORATIVA DE CURRÍCULO: A ressonância da experiência discente na qualificação dos processos formativos em universidades públicas do Brasil e da Colômbia.


PALAVRAS-CHAVES:

Retroalimentação colaborativa de currículo, atos de curriculo, processo formativo, etnopesquisa-formação, multireferencialidade.


PÁGINAS: 218
RESUMO:

No campo educativo, e nas universidades como instituições de geração e sistematização conhecimento, devem existir dispositivos para à atualização permanente dos currículos, em prol do melhoramento da formação dos futuros professionais. A presente tese apresenta uma pesquisa que traz como questão: Como se configura a retroalimentação colaborativa do currículo, a partir da experiência dos discentes e quais são suas implicações para a qualificação dos processos formativos na educação universitária?

Fundamenta-se teoricamente em autores como: Garfinkel (2006), Ardoino (1998, 2012), Macedo (2007, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016, 2018), Silva (1999), Freire (1980, 1987, 1996, 2010), entre outros, que ajudaram ao pesquisador a Compreender como se configura a retroalimentação colaborativa do currículo, a partir da experiência dos discentes e quais são suas implicações para a qualificação dos processos formativos da educação universitária. Sustenta-se dentro do paradigma qualitativo com um enfoque fenomenológico hermenêutico, metodologicamente utiliza-se a etnopesquisa-formação e contrastiva, porquanto realiza um estudo multicasos de realidades sobre a retroalimentação colaborativa do currículo na formação universitária no Brasil e na Colômbia.

A reflexão pedagógica feita através deste trabalho, nos autoriza para concluir que a retroalimentação colaborativa de currículo é um dispositivo pedagógico importante para a atualização, ajuste e até criação do currículo, neste sentido, fornece elementos teórico-práticos para criar currículos multirreferencializados e etnocurrículos, o que se traduz em currículos que tomam como referência os atos de currículo, dos atores curriculantes implicados, em diálogo com os saberes-fazeres surgidos das experiências.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2331856 - ALESSANDRA SANTOS DE ASSIS
Externo à Instituição - ANA VERENA FREITAS PAIM
Externo à Instituição - GERUSA DO LIVRAMENTO CARNEIRO DE OLIVEIRA MOURA
Externo à Instituição - JOSE TEIXEIRA NETO
Presidente - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Notícia cadastrada em: 11/03/2019 14:05
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