Banca de DEFESA: JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE : JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA
DATA : 28/03/2019
LOCAL: Auditorio II da FACED

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: entre os limites e avanços das aproximações/apropriações

Pedagogia, histórico-crítica, educação física

Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, a partir do grupo de pesquisa “Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação” – MTE. O objeto da mesma situa-se no desenvolvimento de uma teoria pedagógica crítica, a Pedagogia Histórico-Crítica e suas relações e nexos com a área de conhecimento Educação Física. Investigamos essa relação tendo como ponto de partida o livro “Metodologia do Ensino da Educação Física”, onde está sistematizada a proposição “Crítico-Superadora” a qual adota alguns fundamentos dessa teoria pedagógica. Em uma constatação preliminar a partir de estudos anteriores, o que se  apontava eram dois polos de explicações: a) a pedagogia Crítico-superadora elaborou categorias próprias, o que demonstrava na aparência certa autonomia perante a teoria pedagógica; b) a existência de uma aproximação com a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC, entendendo que tanto a teoria pedagógica, quanto a metodologia de ensino estão em processo de desenvolvimento, ou seja, em construção coletiva através de teses, dissertações, grupos de pesquisa e em disciplinas nos programas de pós-graduação. Em acordo com a segunda formulação, por identificar uma relação de identidade que se estabelece devido a influência do Materialismo Histórico e Dialético que está presente em ambas e da defesa da transmissão/apropriação dos conhecimentos científicos enquanto umas das principais funções da Escola, foram levantadas questões preliminares, tais como: qual é a qualidade dessa relação? É possível se aproximar de uma teoria pedagógica e não adotar todos seus fundamentos? Seus princípios? Assim, alguns estudos que fazem essas associações acabam na superficialidade, porque não se radicalizou a teoria pedagógica. Neste sentido, partimos do seguinte problema/pergunta científica: como as aproximações/apropriações superficiais dos fundamentos da PHC pela Educação Física podem atravancar o desenvolvimento crítico, teórico-metodológico desta área? Como objetivos tivemos: a) compreender os limites e avanços das aproximações entre a PHC e a Educação Física, b) através das categorias da teoria pedagógica histórico-crítica, discutir e apontar possibilidades de superação dos limites encontrados nas aproximações/apropriações. Enquanto hipótese defendemos que as aproximações/apropriações superficiais da teoria Pedagógica Histórico-Crítica podem acarretar em prejuízos ao desenvolvimento crítico, teórico-metodológicos e de formação no campo da Educação e da Educação Física. Fizemos um estudo bibliográfico utilizando o Método dialético de compreensão da realidade. Foram levantadas sete produções, sendo uma tese de doutorado e seis dissertações, para analisar as aproximações/apropriações da PHC com a área da Educação Física, a partir da categoria “concepção de conhecimento”. Como parte das conclusões, apontamos que: não houve a radicalização da teoria pedagógica nas aproximações/apropriações da PHC na Educação Física.

Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Externo ao Programa - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO