Banca de DEFESA: GIULIA ANDIONE REBOUÇAS FRAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIULIA ANDIONE REBOUÇAS FRAGA
DATA : 15/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório I Faced
TÍTULO:

VIVER E COMPARTILHAR: PEDAGOGIAS E NARRATIVAS DE SI, FELICIDADE E CONSUMO EM IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE CRIANÇAS NO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional. Estudos da Infância. Cultura Digital. Instagram. Narrativas de si, de felicidade e de consumo.




PÁGINAS: 211
RESUMO:

As redes sociais digitais alcançaram uma potência inusitada, incidindo, nos últimos anos, sobre as vivências das crianças. A mobilidade, conectividade, efemeridade e a forte presença de imagens engendram efeitos sobre meninos e meninas ao propiciarem diversas ações e a produção de narrativas. Nesse contexto, a tese discute experiências que se configuram na relação das crianças com o compartilhamento de narrativas fotográficas no aplicativo de rede social Instagram. O objetivo foi analisar as narrativas de si, de felicidade e de consumo nas imagens fotográficas compartilhadas no aplicativo por um grupo de crianças, entre nove e onze anos de idade. A pesquisa adotou aportes que permitiram reconhecer as crianças como sujeitos sociais e culturais envolvidos na complexidade de sua época, um tempo de tecnologias digitais, de conectividade e de redes on-lines. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos da Infância e os da Cultura Digital, em especial, aqueles que se referem a um aplicativo de redes sociais digitais. Portanto, trata-se de uma pesquisa sobre crianças que experimentam práticas comunicativas mais interativas, que participam da produção de conteúdos nas mais diferentes linguagens, bem como compartilham e constroem a cultura digital. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Por meio de análises das fotografias, foi possível constatar que as narrativas possibilitam imergir no universo das experiências infantis e emergir com informações acerca das culturas infantis produzidas na rede social. Dentre outros aspectos, verificou-se que as redes sociais têm sido um espaço em que esses sujeitos não apenas expõem e promovem pedagogias – saberes, comportamentos, práticas e interações – sobre os modos de ser criança e de apresentar a si mesmas, a felicidade e o consumo, mas, ao mesmo tempo, constroem apropriações criativas desses modos. Além disso, o estudo evidenciou alguns fenômenos relacionados às infâncias do tempo presente, como a autonomia e a visibilidade nas práticas e na cultura digital, ressaltando tanto a competência das crianças quanto o fato de serem sujeitos ativos em uma cultura, visto que a vivem e a ressignificam de acordo com elementos da


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BIANCA BECKER
Interno - 073.850.055-00 - DINEA MARIA SOBRAL MUNIZ - UFBA
Presidente - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO
Externo ao Programa - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Externo à Instituição - OBDALIA SANTANA FERRAZ SILVA - UNEB
Notícia cadastrada em: 19/02/2019 14:38
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