Banca de DEFESA: ROGER ALBERTO ABURTO VILLALTA

DISCENTE : ROGER ALBERTO ABURTO VILLALTA
DATA : 22/02/2019
LOCAL: Faculdade de Educação

FORMAÇÃO DE DESIGNERS GRÁFICOS NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CURRÍCULO DE DESENHO GRÁFICO NA UNIVERSIDADE CENTRO-AMERICANA DA NICARÁGUA.

Cultura digital, Design Gráfico, Tecnologias digitais.

Ao longo do seu desenvolvimento histórico o design gráfico tem mantido uma relação muito próxima com a tecnologia e nos últimos anos essa relação tem se potencializado por causa do surgimento de uma outra cultura, baseada no uso e apropriação das tecnologias digitais, especialmente as tecnologias computacionais e a internet, conhecida como “cultura digital”. Nesse contexto o design modificou seus elementos e princípios básicos para se encaixar nessa cultura digital.No contexto universitário o ensino de design gráfico também foi atingido pela influência dessa outra cultura, sendo que as e os jovens estudantes já possuem um nível muito alto de perícia tecnológica, pois já dominam o uso das tecnologias digitais e o conhecimento técnico que as gerações anteriores demoravam muitos anos em adquirir. Embora essa relação entre o design e as tecnologias seja tão marcante quanto a imersão das e dos jovens na cultura digital, no ensino de design não tem se conseguido uma apropriação satisfatória das tecnologias digitais. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender de que formas a cultura digital influi na formação dos designers gráficos, especificamente na Universidade Centroamericana da Nicarágua (UCA). Por esse motivo nossa metodologia de pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfico-documental, focada nos documentos institucionais da graduação em design gráfico da UCA. Foram elaboradas fichas bibliográficas para que pudéssemos sistematizar e registrar a revisão dos referidos documentos institucionais, conseguindo assim que o processo de identificação das fontes bibliográficas fosse completamente adequado a nossa pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que na UCA, o ensino de design gráfico obvia o fato de que as tecnologias digitais representam um elemento carregado de conteúdo, assim como não aproveita o alto nível de conhecimento tecnológico que possuem suas e seus estudantes, para otimizar os processos educativos contemplados no currículoe os programas temáticosdesse curso de graduação. Através da revisão bibliográfica dos documentos curriculares, conseguimos verificar que, embora o objetivo do curso de graduação em design gráfico contempla a formação discente em uma sólida base tecnológica, nem todos os elementos de seu currículoestão orientados para o aproveitamento das possibilidades que a cultura digital tem a oferecer, e os elementos do currículo que têm o potencial para fazer esse aproveitamento, estão marcados por uma tendência à instrumentalização das tecnologias digitais, como é o caso das disciplinas voltadas ao ensino de softwares para design e as disciplinas ensinadas a distancia (mediadas pelas tecnologias).

Presidente - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Interno - 3003581 - VERONICA SOFIA FICOSECO