EDUCAÇÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE DO CAMPO:
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O
TRATO COM O CONHECIMENTO NO CURRÍCULO DOS
TRABALHADORES DO CAMPO
Educação do Campo; Juventude do campo; Teoria pedagógica históricocrítica;
Trato com o conhecimento; Conteúdo-forma-destinatário.
O presente estudo tem como objeto a educação do campo, especificamente o trato com o
conhecimento no currículo de escolarização dos jovens, a partir das contribuições da
pedagogia histórico-crítica, em seu fundamento delimitado em torno da tríade conteúdoforma-
destinatário (MARTINS, 2018). A problemática trata de questões vitais que dizem
respeito às necessidades educacionais da população do campo, como a permanência dos
jovens no campo, o currículo escolar e a elevação da capacidade teórica para o enfrentamento
das problemáticas do campo. A pergunta científica foi assim sintetizada: Considerando o
modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro, quais as contradições e
possibilidades superadoras no trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos
jovens trabalhadores do campo e no campo a partir das contribuições da pedagogia
histórico-crítica, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário?A hipótese do trabalho
partiu da realidade concreta da educação do campo para a juventude e demonstrou a negação
do projeto de escolarização e a negação do conhecimento para os estudantes concretos do
campo e, a possibilidade superadora do trato com o conhecimento no currículo, considerando
a tríade conteúdo-forma-destinatário. O objetivo geral é a teorização sobre a realidade da
escolarização da juventude no campo e, as possibilidades de superação das contradições no
trato com o conhecimento do currículo escolar a partir da pedagogia histórico-crítica. Os
objetivos específicos são: (a) sistematização de dados da realidade do campo brasileiro, (b)
da escolarização da juventude, (c) das contradições no trato do conhecimento no currículo e
(d) as possibilidades superadas a partir das contribuições da teoria pedagógica históricocrítica.
As categorias de análise teórica identificadas no decorrer da investigação são: a
realidade do modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro; as contradições
do projeto de escolarização da juventude do campo; as possibilidades do trato do
conhecimento com o currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. As categorias
empíricas emergiram da sucessiva aproximação ao objeto delimitado como escolarização da
juventude do campo e foram as seguintes: a escolarização, a escola, o currículo, o
conhecimento, o conteúdo-forma-destinatário. Estas categorias estão relacionadas ao
fundamento conteúdo-forma-destinatário. Constituíram a metodologia da investigação:
elaboração de sínteses sobre a bibliografia de obras clássicas que tratam do modelo de
desenvolvimento hegemônico do campo brasileiro, da temática sobre escolarização da
juventude do campo e sobre a pedagogia histórico-crítica. Análise de fontes secundárias e a
dados demográficos, do IBGE, INEP, MEC, PNERA I e II, PRONACAMPO. Exposição e
discussão de dados da realidade, identificando contradições e levantando possibilidades na
formação de trabalhadores jovens do campo brasileiro, a partir da pedagogia histórico-crítica
e seus fundamentos. Concluímos destacando que a tese central que reside na possibilidade
de essência, a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, para enfrentar
contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo, em seu fundamento em
torno da tríade conteúdo-forma-destinatário.