REALIDADE E POSSIBILIDADES DO TRATO COM O CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO:
RUMO AO POLITECNISMO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Materialismo histórico-dialético. Cultura Corporal. Trato com o conhecimento. Educação Física escolar. Institutos Federais. Transição.
O presente estudo situa-se entre os que têm como objeto de investigação o trato com o conhecimento da cultura corporal, no currículo escolar do Ensino Médio, em especial do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O problema síntese foi delimitado a partir da problemática que se expressa nas contradições sobre a negação do conhecimento e o rebaixamento teórico dos estudantes, mediados, inclusive, pelas políticas do Estado burguês, que incidem na área de Educação, do financiamento à sua organização curricular. Tem como pergunta síntese: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de potencialidades? A base teórica para fundamentar a tese advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Metodologia do Ensino da Educação Física Crítico-Superadora e da Pedagogia Socialista, advindas de autores clássicos e de teses e dissertações elaboradas que aprofundam conhecimentos científicos sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do Instituto Federal Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal Baiano, campus Valença; (c) Análise das contradições identificadas; (d) Exposição sistematizada dos resultados e contribuições. A tese final diz respeito às possibilidades de essência, de tratar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos Institutos Federais, dos conhecimentos da Cultura Corporal a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade para além dos marcos do sociometabolismo do Capital.