MEMÓRIAS PERIFÉRICAS...
AS NARRATIVAS DE MESTRE NÔ: Capoeira Angola Educação e Formação Humana.
Mestre Nô; Capoeira Angola da Periferia; Educação; cultura
corporal de movimento; Formação Cultural.
A história da Capoeira é polissêmica, eivada de memórias silenciadas. Esta pesquisa objetivou
registrar e compreender saberes da Capoeira Angola, a partir das narrativas e acervo de
Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. Justifica-se pela relevância de histórias silenciadas
na Capoeira, na cultura corporal de movimento e na educação. Orienta-se pela teoria da
História oral temática que, para Delgado (2006), apresenta novas hipóteses sobre processos já
conhecidos e o registro de visões de testemunhas da história, nem sempre considerados pela
denominada história oficial; além das contribuições de Benjamin (2000, 1985).
Questionamos: Quais os elementos formativos da Capoeira Angola de Mestre Nô? De que
modo isso contribui para outra história da Capoeira e para a formação cultural? Dos
resultados apontamos o contexto de aprendizado do Mestre e suas sínteses criativas na
atualização dos saberes da Capoeira e; registro de experiências angoleiras. Das considerações,
destacamos a compreensão da Capoeira como prática da cultura de rua afro-brasileira, desde o
corpo no jogo e como experiência de sobrevivência e; a sistematização de saberes
experienciais em seus fundamentos e comportamentos: ̳Capoeira na Roda, Capoeira na Vida‘
como um modo de educação que transita entre o global e o local, o centro e a periferia, para
além dos muros da escola e universidade. Um ensino que se orienta para a formação humana,
pois a Roda de Capoeira, para Mestre Nô, é o Palco da Vida. Foi possível compreender
também que o conjunto de seus saberes se constitui na relação com o presente e o passado.
Assim, saberes da tradição possuem sentido prático nas necessidades atuais. Renovar na
tradição é recuperar memórias perdidas.