Banca de DEFESA: EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA
DATA : 14/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório I Faced
TÍTULO:

TROCAS DE PELES NO ATIBA-GEO:
PROPOSIÇÕES DECOLONAIS E AFRO-BRASILEIRAS NA INVENÇÃO DO CORPO-TERRITÓRIO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Decolonial; Corpo; Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros; Corpo-território.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Transitar pela presente tese de doutoramento em Educação é um convite para dialogar sobre a perspectiva do corpo-território e os seus desdobramentos no campo da formação docente. Para tal, inicio a tessitura da tese provocando a invenção do corpo-território. Em seguida, apresento que a produção textual está dividida em Peles, as quais foram sistematizadas a partir da discussão sobre a Filosofia de Oxumaré. Na PELE I, busca-se expor a construção do meu próprio corpo-território ao passo de que se evidencia como as experiências e espaços por onde transitei e transito contribuíram para alcançar a compreensão do corpo-território decolonial. Na PELE II, apresenta-se a perspectiva artística e filosófica da Sociopoética e por qual motivo escolhemos esta metodologia para facilitar a produção das narrativas desta tese. Na PELE III, aparece o projeto formativo intitulado Atiba-Geo, bem como as estratégias utilizadas para criar os confetos apontados pela Sociopoética. Com isso, amparado no dispositivo artístico elucidamos a nossa compreensão sobre a proposta intitulada Exunêutica do Desenho Singular e de que forma esta técnica de produção de dados pode trazer outros olhares e perspectivas de pesquisa para dentro da Universidade, o que repercutiu na Cartografia do Desenho Singular subdividida em três momentos respaldados na epistemologia do desenho africano. Na PELE IV, tivemos a necessidade de analisar os documentos oficiais da UFBA no que tange a formação dos professores e professoras da Licenciatura em Geografia. Buscamos verificar de que forma a Lei 10.639/03 aparece no currículo e nas ementas. Na PELE V, construímos uma técnica de produção de narrativas, mas uma vez amparada na Exunêutica do Desenho Singular, para identificar quais as barreiras encontradas pelos copesquisadores na implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar. Na PELE VI, realizamos o que a Sociopoética demarca de contra-análise. Este momento aponta como se deu o caminhar pelo Atiba-Geo e como o corpo-território de cada copesquisador assimilou as abordagens teóricas e experienciais. Construir cada linha desta tese de doutoramento em Educação significou um ato de desterritorialização do nosso corpo-território para em seguida perspectiva uma reterritorialização que aponte caminhos fecundos para a Educação Geográfica que tenha a sua produção por e a partir das epistemologias dos povos africanos e afro-brasileiros. Destarte, buscou atender as discussões pautadas na Educação Decolonial (MIGNOLO, 2003; WALSH, 2007; MALDONADO-TORRES, 2016; BOAVENTURA SANTOS, 2002; QUIJANO, 2010), Corpo (OLIVEIRA, 2007, SODRÉ, 2005), Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros
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(TRINDADE, 2006; MACHADO, 2013), Corpo-território (MIRANDA, 2014; SODRÉ, 2005).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVANILDE GUEDES DE MATTOS
Externo à Instituição - LUIS VITOR CASTRO JUNIOR
Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Externo à Instituição - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo à Instituição - SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 12/02/2019 14:45
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