Banca de DEFESA: GABRIEL FRANCISCO CEVALLOS MARTINEZ

DISCENTE : GABRIEL FRANCISCO CEVALLOS MARTINEZ
DATA : 19/02/2019
LOCAL: Auditório I Faced

PRÁTICA E FORMAÇÃO EDUCACIONAL COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES DE UMA UNIDADE EDUCACIONAL DO MILÊNIO – EQUADOR

1. Professores 2. Formação de professores. 3. Prática de ensino. 4. Tecnologias Digitais. 5. Avaliação educacional.

Este estudo abordou a prática docente com o apoio de tecnologias digitais em uma Unidade Educacional do Milênio - UEM. A situação do país e da instituição em torno desse objeto de pesquisa foi analisada e também quatro professores foram acompanhados para observar como eles integraram essas tecnologias em suas salas de aula. O trabalho de campo durou um ano acadêmico contemplando duas atividades principais: a observação etnográfica de como e em que contexto ocorre a prática docente, incluindo um grupo de ensino em redes sociais; e a co-avaliação de classe incorporada em registros de observação e ideogramas de auto-avaliação.

Para obter informações diagnósticas, três pesquisas exploratórias foram desenvolvidas sobre a interpretação dos atores educacionais das tecnologias digitais e uma para identificar tendências pedagógicas de professores e gestores. As pesquisas foram validadas e aplicadas on-line, em uma plataforma de software livre.

A análise combinou procedimentos qualitativos e quantitativos; a variação e análise imaginativa por redes semânticas foram aplicadas à observação etnográfica, à oferta universitária no campo educacional e às respostas de deslocamento obtidas de alunos e professores, enquanto a análise estatística foi aplicada ao desempenho de professores e alunos em relação ao digital tecnologias e os resultados dos inquéritos. A análise netnográfica combinou procedimentos qualitativos e quantitativos. Tudo obtido foi triangulado ao nível de dispositivos e atores.

Os principais resultados mostram a necessidade de reformar a formação de professores em relação às tecnologias digitais, especialmente quando a prática não aborda adequadamente as principais questões contemporâneas no relacionamento entre as tecnologias digitais e a sociedade.

Além disso, embora haja avanços na significativa integração de tecnologias digitais, tanto em sala de aula quanto institucionais, a maioria das iniciativas é funcionalista e vinculada às práticas tradicionais, sendo as tecnologias um instrumento para efetivar práticas pedagógicas comuns e não meios que permitam novos caminhos de educar.

Por outro lado, revelou-se como algumas características do contexto escolar afetam a prática docente com tecnologias: a padronização marcante do Sistema Educacional; o nível de participação dos professores na definição de procedimentos para a aplicação dos equipamentos disponíveis na escola; a relação entre a sustentabilidade da infraestrutura e os atores responsáveis; a segurança do contexto próximo; e o nível de coesão do professor; eles devem ser adaptados para aumentar as chances de sucesso na integração.

Assim, de acordo com o que tem sido pesquisado, a prática docente com o uso de tecnologias digitais requer observação constante a ser constituída em um processo formativo e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar os programas formais de treinamento e treinamento; que a observação permanente também deve ser direcionada ao contexto próximo e nacional; para que eles se identifiquem juntos e pelos próprios professores, lacunas no ensino. O que antecede é de fundamental importância, quando se revelou que várias deficiências nas capacidades de ensino com tecnologias digitais se refletem, naturalmente, nos alunos; referindo-se principalmente ao pensamento crítico e à valorização dessas tecnologias.

Presidente - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO
Interno - 3003581 - VERONICA SOFIA FICOSECO