Banca de DEFESA: AMANDA BOTELHO CORBACHO MARTINEZ

DISCENTE : AMANDA BOTELHO CORBACHO MARTINEZ
DATA : 25/02/2019
LOCAL: Faculdade de Educação - FACED

ENTRE A LEITURA TÁTIL E A LEITURA ORAL: LETRAMENTOS DE JOVENS CEGOS NA CONTEMPORANEIDADE

Cegueira. Letramentos. Sistema Braille. Tecnologias digitais.

Atualmente, as pessoas cegas podem ler através do Sistema Braille, dos ledores, que são as pessoas que enxergam e leem em voz alta para os cegos, e das tecnologias digitais por meio do sintetizador de voz de programas leitores de tela. Diante dessas diferentes possibilidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorrem os letramentos de jovens cegos na contemporaneidade, para contribuir com a discussão no campo da educação, sobretudo no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Os objetivos específicos foram conhecer quais eventos de letramento são vivenciados pelos jovens cegos, em diferentes espaços sociais; identificar os sujeitos e/ou artefatos mediadores desses eventos. Foi adotada a concepção dos letramentos sociais proposta pelos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies), que busca compreender os usos que as pessoas fazem da leitura e da escrita nos diferentes contextos socioculturais. Para discutir leitura e escrita foi utilizada a perspectiva interacionista, que baseia-se na concepção bakhtiniana de linguagem. Foi realizado um estudo qualitativo e utilizada a entrevista semiestruturada como dispositivo de pesquisa. As categorias analisadas, elaboradas com base no referencial teórico, foram os eventos e práticas de letramento vernaculares e dominantes e seus respectivos sujeitos e artefatos mediadores. Os letramentos vernaculares estão relacionados à vida cotidiana e não há regras estabelecidas por instituições formais e os letramentos dominantes estão associados às organizações formais e preveem agentes. Participaram da investigação cinco jovens cegos, de 11 a 18 anos de idade, que frequentam escolas públicas e particulares no estado da Bahia e um CAEE, em Salvador. Os sujeitos participam de práticas de letramento escolar e não relataram a participação em outros eventos de letramento dominantes. As práticas de letramento vernaculares referem-se sobretudo ao uso da internet para participar das redes sociais, ler notícias diversas, ler livros em plataformas digitais e fazer buscas na internet, e ocorrem em casa e na escola (no intervalo das aulas, na chegada e saída). O celular é o principal artefato mediador desses eventos. Familiares, colegas e professores são os sujeitos mediadores de alguns eventos de letramento, atuando principalmente como ledores. O braille não faz parte dos letramentos vernaculares, sendo utilizado apenas para as tarefas escolares e os jovens relataram que preferem ler através das tecnologias digitais ou dos ledores. Ainda há, porém, muita dificuldade para obter livros em formatos acessíveis (em braille ou digital). A partir dos relatos, foi possível perceber que a esfera escolar valoriza mais a leitura e escrita pelo sistema em relevo. No entanto, no dia a dia desses jovens, as tecnologias digitais são as principais mediadoras das práticas letradas. Os resultados desse estudo apontam que o braille deve continuar sendo ensinado, porque ainda é o único sistema que propicia a aprendizagem da ortografia, mas é importante haver também políticas públicas de incentivo ao uso dos computadores portáteis desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. A leitura com o apoio da oralidade é frequente no dia a dia dos jovens cegos e esses modos e meios de ler e escrever em tempos de tecnologias digitais devem ser valorizados pela esfera escolar e tornarem-se também um objeto de ensino.

Interno - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Externo à Instituição - ANTONILMA SANTOS ALMEIDA CASTRO - UEFS