Banca de DEFESA: MANOELA CRISTINA CORREIA CARVALHO DA SILVA

LOCAL: Sala 07 - Farmárcia - 2ºandar

PARA ALÉM DO VISÍVEL:

PRINCÍPIOS PARA UMA AUDIODESCRIÇÂO MENOS VISOCÊNTRICA

Tradução Audiovisual. Acessibilidade. Audiodescrição. Deficiência Visual. Visocentrismo. Educação Especial.

A audiodescrição (AD) é uma modalidade de tradução que visa tornar acessíveis informações-chaves transmitidas de modo essencialmente visual. Seu público primário é formado por pessoas cegas e com baixa visão para as quais o recurso é não só uma fonte de informações, como também de lazer. A AD chegou ao Brasil há quase duas décadas. Nos últimos anos, a atividade deixou as sombras e ganhou o status de ocupação oficial, sendo incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Como resultado, a qualidade das descrições oferecidas e sua adequação ao público-alvo têm se tornado questões de extrema relevância, levando pesquisadores a repensar certos parâmetros que vêm guiando a área. Um desses pontos a serem revistos é o visocentrismo que ainda permeia a atividade. ADs realizadas sob uma lógica visocêntrica relegam as especificidades de seu público-alvo primário para segundo plano, e buscam como objetivo precípuo o “devolver a visão” a pessoas com deficiência visual, ou seja, o conceder a essas pessoas uma percepção dos textos imagéticos que seja “equivalente” à dos videntes. A adoção dessa perspectiva se mostra contraproducente não só por prejudicar a qualidade dos roteiros elaborados, mas também por resgatar conceitos há muito superados, como o ideário do modelo médico de deficiência e a busca por equivalência em tradução. A presente tese, portanto, se constitui num trabalho que discute essas questões. Inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, envolvendo os Estudos da Tradução, os Estudos sobre Deficiência, a Neurociência e pesquisas de caráter histórico-cultural acerca da percepção humana, foi conduzida para que os fenômenos da vidência, da deficiência visual e do próprio visocentrismo pudessem ser melhor compreendidos. Em seguida, os pressupostos dos Estudos Narrativos foram utilizados para que duas autobiografias de autores cegos, Touching the Rock de John Hull e Out of Darkness: A Memoir de Zoltan Torey, pudessem ser analisadas com vistas a melhor entender o público-alvo da AD e encontrar subsídios para a construção de roteiros menos visocêntricos e mais próximos de suas necessidades e preferências. A análise temática das narrativas demonstrou, entre outros aspectos, a importância do correto ordenamento e sistematização das informações de um roteiro, a grande relevância da banda sonora das produções audiodescritas e o benefício da associação da AD a experiências multissensoriais. Sugestões de como essas e as demais recomendações nascidas da análise dos relatos autobiográficos poderiam ser aplicadas na prática também foram feitas. Por fim, todas essas ponderações foram condensadas na forma de princípios que sintetizam as atitudes necessárias para tornar a AD menos visocêntrica e mais eficaz. As conclusões advindas deste estudo suscitam reflexões acerca da natureza e papel da AD, bem como apontam a necessidade da adoção de uma postura mais crítica e ética por parte dos profissionais da área. Pessoas com deficiência visual têm direito a uma interpretação própria e igualmente aceitável das imagens audiodescritas. O verdadeiro objetivo da AD, portanto, só pode ser alcançado quando o visocentrismo for substituído por uma atitude que, verdadeiramente, promova o respeito e o suporte necessário às diferenças, incluindo e celebrando a singularidade de cada ser humano.

Presidente - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Interno - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA