Banca de DEFESA: DEISE MONICA MEDINA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEISE MONICA MEDINA SILVEIRA
DATA : 14/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório I Faced
TÍTULO:

AUDIODESCRIÇÃO DE CHARGES E CARTUNS NO LIVRO
DIDÁTICO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE PARÂMETROS À LUZ DA
GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Audiodescrição. Livro Didático. Charges. Cartuns. Gramática
do Design Visual. Tradução Audiovisual. Semiótica Social. Multimodalidade


PÁGINAS: 267
RESUMO:

Esta tese propõe uma interface entre as disciplinas de Educação, Estudos da
Tradução e Linguística, ao se dedicar ao acesso de alunos com deficiência visual
às imagens dos livros didáticos digitais, com base no aporte teórico da Tradução
Audiovisual, da Semiótica Social e da Multimodalidade. A modalidade de
tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, para que pessoas com
deficiência visual tenham acesso ao conteúdo imagético pelo sentido da audição,
é a audiodescrção ou AD. Diante da incipiência em pesquisas voltadas para a
AD de imagens estáticas, principalmente imagens de livros didáticos, este
estudo tem como objetivo propor parâmetros para a elaboração de
audiodescrição de imagens dos livros didáticos digitais, a partir do modelo
descritivo de imagens, desenvolvido por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), na
Gramática do Design Visual (GDV). O corpus selecionado para nossa análise é
composto por dez imagens, das quais seis são cartuns e quatro são charges,
que fazem parte das seções de Gramática e de Redação e Leitura dos três
volumes da coleção Novas Palavras, Língua Portuguesa para o Ensino Médio,
distribuídos pelo MEC no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), de
2015/2016/2017. A pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória,
analisou e descreveu as imagens a partir dos princípios das metafunções da
Gramática do Design Visual e as submeteu à avaliação perceptual-descritiva de
cinco consultores com deficiência visual, juntamente com as ADs propostas pelo
MEC, através do Mecdaisy. Os resultados evidenciam, por meio das respostas
dos participantes da pesquisa, tanto no Relato Livre quanto no Relato Guiado,
que iniciar as descrições pela localização dos elementos da imagem, tomando
como ponto de entrada a metafunção Composicional da GDV, oferece maior
conforto espacial para o público com deficiência visual, minimizando suas
desvantagens na interpretação do código visual. Acredita-se que a
sistematização das unidades de análise da GDV em quadros explicativos,
apresentados nesta tese, possa ser utilizada por audiodescritores de charges e
cartuns, com o objetivo de ampliar o acesso dos alunos com deficiência visual à
apreensão das imagens dos livros didáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Externo à Instituição - DANIELLE BARBOSA LINS DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ELIANA PAES CARDOSO FRANCO - UAB
Interno - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
Externo à Instituição - SANDRA REGINA ROSA FARIAS
Notícia cadastrada em: 05/02/2019 15:25
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