Banca de DEFESA: PATRÍCIA MENEZES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA MENEZES DOS SANTOS
DATA : 31/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: FACED On Line
TÍTULO:

AS FORMULAÇÕES DA OCDE PARA EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES COM A BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (BNC-FORMAÇÃO) NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. BNC-Formação. Organismos Internacionais e OCDE.


PÁGINAS: 267
RESUMO:

A presente pesquisa possui como objeto de investigação as formulações da OCDE para educação e suas interfaces com a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação) no Brasil e visa responder o seguinte problema de pesquisa: quais os nexos existentes entre as formulações da OCDE para a educação e a Base Nacional Comum para formação de professores no Brasil? O objetivo geral deste estudo é analisar as formulações da OCDE para a educação e a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) no Brasil para verificar os nexos existentes entre as formulações da OCDE para a educação e a BNC-Formação. Especificamente, busca-se: a) Analisar o projeto de formação de professores que constitui os documentos da OCDE no período de 2000 a 2019; b) Analisar como este projeto se manifesta nas políticas para a formação de professores no Brasil; c) Investigar e analisar quais proposições da OCDE foram incorporadas a Base Nacional Comum para Formação de Professores. Metodologicamente este estudo adota a pesquisa documental. O estudo constata seis nexos entre os documentos formulados pela OCDE e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial ao Nível Superior de Professores para a Educação Básica, que são: 1) Os documentos seguem a lógica neoliberal de manipulação das informações; 2) Utilizam como fonte de dados estudos encomendados de instituições privadas; 3) Apresentam concepção de educação pautada em princípios econômicos; 4) O currículo e os resultados dos alunos da educação básica medidos via testes e avaliação em larga escala são parâmetros para o desenvolvimento das políticas de formação e controle do trabalho docente; 5) Crítica a formação de professores pelo “excesso de teoria” e apontam a necessidade de formação para a “prática” e adoção de concepção de prática utilitarista; 6) A formação docente deve permitir a orientação dos planos de cargos, carreira e remuneração por meio da aferição de competência e habilidades. Identificou-se ainda que a BNC-Formação propõe um modelo formativo mais danoso e precarizado do que o preconizado pela OCDE, pois: i) Não houve participação das entidades representativas de classe nas instâncias representativas no CNE, porém a OCDE prioriza, ainda que de modo limitado, a participação dos professores no processo de elaboração e instituição de políticas; ii) As novas Diretrizes para a Formação de professores está desconexa com conjunto amplo de políticas de atratividade, recrutamento, desenvolvimento e retenção os professores, orientado pela organização, pois visa a padronização curricular e controle sob o trabalho docente; iii) O documento também está desassociado das políticas de valorização da profissão docente e investimentos na educação, pois o país paga a menor remuneração para os professores do ensino fundamental e investe por aluno somente um terço do que é recomendado pela OCDE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Externa à Instituição - DIANA LEMES FERREIRA - UEPA
Externa à Instituição - ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO - UFPA
Externo à Instituição - ROBSON DOS SANTOS BASTOS
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 13:16
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