Banca de DEFESA: CAROLINE GONÇALVES GARCIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE GONÇALVES GARCIA
DATA : 10/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma remoto https://meet.google.com/svj-zowj-dhr
TÍTULO:

DIÁLOGOS COM COMUNIDADES URBANAS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA DE SALVADOR:  O TERRITÓRIO DE PITUAÇU


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental; Políticas Públicas de Educação Ambiental; Diálogo; protagonismo da comunidade; território


PÁGINAS: 181
RESUMO:

O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos sobre a relevância de processos dialógicos com “as margens” das comunidades na elaboração de políticas públicas de Educação Ambiental (EA) Climática. Busca-se compreender o Programa de Educação Ambiental e Climática de Salvador como possibilidade de uma política contra opressões e injustiças socioambientais e o diálogo com “as margens” das comunidades como um aspecto importante na construção de políticas públicas de EA. O trabalho, classifica-se como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único, que utiliza unidades integradas de análise, combinando instrumentos de coletas de dados, como: análise de artigos, textos e livros, análise documental, fotografia e observação participante. Conclui-se que no processo de construção de políticas públicas de EA é preciso o “olhar a partir das margens”, rompendo o olhar vicioso para apenas o que falta nesses espaços e grupos e se atentando ao que produzem para o enfrentamento das Mudanças Climáticas (MC). No estudo de caso do território de Pituaçu, foi possível observar atividades que envolvem arte educação e EA. O diálogo e o brincar no território, tornam-se aspectos importantes para uma EA que valorize a autoestima dos grupos que estão “às margens”, sua ancestralidade e reconexão com a natureza, promovendo, assim, o fortalecimento e engajamento da comunidade. Além disso, distintos atores sociais do território já contribuem para a formulação e a implantação de políticas públicas, se articulando em redes, porém elas podem ser potencializadas pelo Estado. Portanto, recomenda-se a confluência das atividades educadoras dos territórios já realizadas pelas comunidades no Programa de Educação Ambiental e Climática de Salvador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1375917 - MARCOS SORRENTINO
Interna - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Externo ao Programa - 287289 - ADMILSON SANTOS - UFBAExterna à Instituição - VALNICE SOUSA PAIVA - UNEB
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 20:00
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