Banca de DEFESA: LARISSE MIRANDA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSE MIRANDA DE BRITO
DATA : 21/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: FACED UFBA PRESENCIAL
TÍTULO:

AFILIAÇÃO ESTUDANTIL, ATOS DE CURRÍCULO/ ATOS INSTITUCIONAIS E DE-S-COLONIZAÇÃO:

 

Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal


PALAVRAS-CHAVES:

Colonialidade. Universidade. Afiliação Estudantil. Atos de Currículo. De-s-coloniazação


PÁGINAS: 360
RESUMO:

Assentado nas epistemologias do sul, na decolonialidade, multirreferencialidade e na etnometodologia, esse estudo aborda a relação com o saber (re) produzido em universidades, desde uma perspectiva de(s)colonial, através de atos de currículo e seus etnométodos elaborados por jovens indígenas, quilombolas, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. Constitui-se como uma etnopesquisa crítica de-s-colonial e lança mão de autoetnobiografias narradas a partir de com-versações acerca histórias de vida com foco nas itinerâncias educacionais dos sujeitos envolvidos com a investigação. A partir do método contrastivo, como dispositivo eficaz para transigularizar histórias singulares, descortina o colonialismo persistente nos currículos universitários e aponta para horizontes de-s-coloniais, construídos através de atos de currículos elaborados por estudantes implicados com seus pertencimentos identitários que através de ações práticas cotidianas constroem perspectivas descolonizantes para os processos formativos no ambiente universitário. Reconhece o impacto do colonialismo português na história da universidade brasileira e descortina os avanços e desafios contemporâneos experienciados por jovens africanos e brasileiros no diálogo institucional e na relação com o saber desenvolvida em universidades brasileiras e portuguesas, ao mesmo tempo em que identifica as transformações e intercâmbios produzidos pelo encontro intercrítico e generativo dessas experiencialidades. Seus resultados apontam para os enfrentamentos produzidos por esses jovens que através de atos de currículo sinalizam para a elaboração de processos educativos assentados em seus pertencimentos e orientados para uma pedagogia que reconhece a história dos povos su-l-balternizados como bússolas para uma prática educacional fundamentada na promoção da justiça cognitiva para a realização da de-s-colonização unversitária.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS - UFRB
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO PACHECO - UMinho
Externa à Instituição - MIRIAN SUMICA CARNEIRO REIS - UNILAB
Externo à Instituição - FERNANDO PINA TAVARES - UNILAB
Externa à Instituição - SILVIA MICHELE MACEDO - UFRB
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 16:46
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