Banca de DEFESA: FABIANA MOREIRA VENAS

DATA : 14/03/2024
LOCAL: Auditório II da FACED

PROJETO DE VIDA NA ESCOLA: COMPREENSÃO DE SI E PROJEÇÃO DE NOVAS NARRATIVAS

Educação escolar. Projeto de vida. Narrativas. Histórias de vida. Paul Ricoeur.

Esta pesquisa tem por objetivo discutir a temática do projeto de vida (PV) na escola, por um lado, à luz de estudos do filósofo Paul Ricoeur acerca da identidade narrativa, e por outro, a partir de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, situado em Feira de Santana, na Bahia. De acordo com Ricoeur (2016), compreendemo-nos por meio da narrativa da nossa história de vida, a qual revela a nossa identidade, que é capaz de integrar mudanças e se constrói de forma atrelada ao enredo da nossa história. Essa narrativa se desenvolve no tempo, conectando o que sabemos do passado com as nossas ações do presente e as projeções que fazemos para o futuro. A pesquisa de campo buscou conhecer o ponto de vista dos estudantes acerca de sua participação em atividades relacionadas ao projeto de vida. Nessa etapa da pesquisa foram observados os encontros da oficina Escritas de Si, realizados no âmbito do PV, desenvolveu atividades ligadas à subjetividade. Além disso, entrevistas com dez estudantes participantes foram utilizadas para coleta de dados. A oficina teve a participação de estudantes do Ensino Médio e teve duração de oito encontros, nos quais foram enfatizadas a compreensão de si e a interação com o outro na constituição de si. Por fim, este estudo ressalta que a abordagem do PV na escola precisa ser mais discutida, e busca dar a sua contribuição, dialogando com a concepção de identidade narrativa de Paul Ricoeur. A partir disso, sustenta que o PV, devido à amplitude da temática, que se relaciona com a história de vida dos sujeitos em sua completude, não pode ser condensado em um componente curricular, já que perpassa a formação escolar como um todo.

Interna - 1877538 - VANESSA SIEVERS DE ALMEIDA
Externa ao Programa - 2336935 - ALESSANDRA CARBONERO LIMA - UFBAExterna à Instituição - CAROLINE FANIZZI - USP
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 14:02