OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA NASALIDADE VOCÁLICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Alfabetização, Psicogênese da Escrita, Nasalidade Vocálica.
O estudo busca ampliar a compreensão sobre como crianças em processo de alfabetização, que já fonetizam a escrita, enfrentam desafios ao escrever palavras com vogais nasais ou nasalizadas no Português Brasileiro. Está ancorada no marco psicogenético e ocupa-se pela apropriação da escrita pelas crianças em processo de alfabetização. Tem sua origem na pesquisa realizada por Ferreiro e Zen (2022) que inaugura a investigação sobre as particularidades do processo de aquisição da escrita no Português Brasileiro. As crianças participantes estavam matriculadas em classes do 1º ano do Ensino Fundamental e tinham entre 6 e 7 anos de idade. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, conduzida pelo método clínico por meio de entrevistas semiestruturadas, na abordagem qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada como procedimentos de levantamento de dados. A análise dos dados permitiu observar as soluções originais que das crianças diante dos desafios para escrever palavras com vogais nasais e nasalizadas. Os resultados demonstraram que crianças em processo de apropriação da escrita conceitualizam e reconceitualizam a escrita e produzem soluções coerentes e pertinentes para representar a nasalidade vocálica mesmo quando ainda não estão preocupadas com os aspectos ortográficos da língua.