Banca de DEFESA: CAROLINE LIMA DOS SANTOS SACRAMENTO

DISCENTE : CAROLINE LIMA DOS SANTOS SACRAMENTO
DATA : 07/03/2024
LOCAL: Faculdade de Educação - Auditório 1

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS: LEITURA, LITERATURA INFANTIL E MULTIMODALIDADE NA ESCOLA

Literatura infantil multimodal; livro-álbum; formação do leitor; respostas leitoras.

Essa pesquisa apresenta como tema central a literatura infantil multimodal em especial os livros-álbum e as respostas leitoras de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva estética, cultural e artística da literatura. O objeto deste estudo é o processo da interação da criança com a literatura infantil multimodal, de forma mediada, a partir de intervenções e situações de leitura compartilhada, com o propósito de investigar aspectos dessa interação que podem revelar caminhos para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar possíveis contribuições da leitura da literatura multimodal para a formação do leitor literário nos anos iniciais. Para atingir o objetivo desse estudo, foi feita uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica e fenomenológica, que consistiu em duas etapas: bibliográfica, com fundamentação teórica e análise de obras, e a pesquisa de campo, do tipo observação participante. Os resultados partiram das análises das respostas leitas das crianças que apresentaram diferentes reações às obras lidas e aos recursos fornecidos pelos livros-álbum, constatando a pouca familiaridade com o formato e, em alguns momentos, um letramento visual e literário deficitário, que levaram a dificuldades nas leituras, mas que não impossibilitaram completamente a experiência estética na interação com as obras.

Interna - 2564667 - GISELLY LIMA DE MORAES
Externa à Instituição - SILVANA RIBEIRO GILI