COLETIVO CINEARTE, PRESENTE!: EDUCAÇÃO POPULAR E CINEMA EM CONFLUÊNCIA NO ENFRENTAMENTO AO PENSAMENTO E A EDUCAÇÃO COLONIAL
Educação Popular; Cinema; Decolonialidade
Esta dissertação versa sobre uma experiência específica de educação popular, baseada nos princípios de uma pedagogia antiracista, antimachista, antisexista e decolonial. Esta experiência nasce a partir das oficinas intituladas de CineArte realizadas a partir da parceria entre o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas e o Grupo de Pesquisa Griô da faculdade de educação da UFBA. O presente texto tem como objetivo elucidar caminhos e perspectivas no combate à uma educação e um modo de pensar social que ainda se fundamenta extremamente na colonialidade do poder/saber/ser e também elaborar caminhos possíveis para a construção do bem viver. Todo o processo prático de pesquisa foi desenvolvido junto às mulheres da GRUMAP e os adolescentes envolvidos nas oficinas CineArte que colaboraram do início ao fim para a construção desta dissertação. Os caminhos pedagógicos desta experiência foram abertos a partir das possibilidades estéticas e filosóficas que o cinema nos traz, dessa maneira o cinema embarca na pesquisa como companheiro de combate deste modus operandi do dominador. Cabe ressaltar também que entende-se nesta pesquisa a branquitude como uma das principais materialidades do colonizador. Metodologicamente a pesquisa baseia-se principalmente na etnopesquisa crítica e nos princípios da educação popular. Desta maneira, espera-se contribuir e incentivar para que outras experiências no campo da educação popular, fundamentadas na arte educação, possam vir a surgir.