Banca de DEFESA: THAIS SOUZA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS SOUZA DOS SANTOS
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA
TÍTULO:

Internacionalização da Educação Superior: Temáticas e Contradições em Teses e Dissertações em Educação no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Internacionalização da Educação Superior; Programa de Pós-Graduação em Educação no Brasil; Temáticas e Contradições; Teses e Dissertações.


PÁGINAS: 238
RESUMO:

O fenômeno da Internacionalização na Educação Superior tem seu destaque gradativo no Brasil nos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) e, apesar do último PNPG (2010a), com validade de 2011 a 2020, enfatizar a pesquisa como prioridade e a colaboração internacional de importância vital para o avanço científico, a área da Educação lida com contradições e o desapreço às instituições públicas educacionais. Esta pesquisa se insere nessa temática e organizou-se a partir da seguinte questão problema: quais temáticas e contradições sobre Internacionalização na Educação Superior são recorrentes nas teses e dissertações (T&D) dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil? Esta é uma pesquisa bibliográfica que utilizou o banco de dados disponibilizado pela CAPES para localização do material empírico. O objetivo geral foi desvendar as T&D sobre a Internacionalização da Educação Superior, defendidas entre os anos de 2018 a 2022, nos Programas de pós-graduação em Educação no Brasil. Os objetivos específicos foram identificar as T&D; caracterizar as produções quanto à localização geográfica; Instituição de Ensino Superior (IES); orientação; programas de Pós-Graduação em educação e nota de avaliação da CAPES (quadriênio 2017-2020); evidenciar as temáticas mais recorrentes abordadas; apontar as principais contradições citadas nas T&D a partir da temática mais recorrente apresentada, indicar as possibilidades para a superação das contradições citadas nas T&D. Dentre os procedimentos, utilizados o instrumento infométrico para identificação do corpus que se inicia com o levantamento de palavras e informações registradas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Após caracterizados o corpus e evidenciadas as temáticas mais recorrentes, a perspectiva dialética nos permitiu apontar as contradições indicando as possibilidades destacadas para superação das contradições. Em relação aos principais achados, destacamos que a universidade emerge imbricada com as concepções e estratégias com vistas à internacionalização da educação superior em contexto de interesses múltiplos e contraditórios, assim como as T&D indicam que os pesquisadores em educação
resistem à uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. As constatações nos possibilitam comprovar a tese de que as T&D sobre internacionalização da educação superior nos programas de Pós-Graduação em educação consideram temáticas educacionais diversas em contexto de interesses múltiplos e contraditórios e privilegiam conhecimentos que convergem para uma agenda autônoma de diplomacia cultural universitária frente à lógica imposta pela Agenda Globalmente Estruturada para a Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TARCISIO MAURO VAGO - UFMG
Externa ao Programa - 2217187 - ABIA LIMA DE FRANCA - nullPresidente - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO
Interna - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Externo à Instituição - HENDERSON CARVALHO TORRES - UNEB
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 17:22
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA