EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE A
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES(AS) NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19
Educação Infantil, Prática Pedagógica, Pandemia, Covid-19.
A pandemia da Covid-19, com início em 2020, tornou-se um marco histórico mundial,
impactando a vida de milhares de pessoas, em diversos setores de trabalho e de prestação de
serviços. Com a disseminação do novo coronavírus, medidas de isolamento social precisaram
ser tomadas com a finalidade de prevenir a propagação do vírus. No segmento da educação a
medida imediata foi o fechamento das instituições de ensino, suspendendo as aulas e
atividades presenciais. A princípio, a sociedade não tinha a noção do impacto que essa
pandemia causaria na vida do ser humano, acreditando que a situação não se estenderia por
muito tempo. No entanto, com o avanço da Covid-19 a comunidade escolar precisou repensar
a educação para além dos muros da escola, a fim de dar continuidade aos processos
educativos, sendo a Educação um direito assegurado pela Constituição de 1988. Diante da
situação pandêmica vivenciada pela comunidade escolar, surge o interesse em contribuir com
as discussões acerca da prática pedagógica na Educação Infantil durante a pandemia da
Covid-19. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar os discursos de
professores(as) da Educação Infantil sobre a organização e o desenvolvimento das suas
práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19. A discussão foi explorada por
meio de quatro capítulos: o capítulo I apresenta uma fundamentação teórica a respeito do
direito à educação; o capítulo II discorre sobre a organização da prática pedagógica para o
ensino remoto no contexto pandêmico da Covid-19; o capítulo III discute a aprendizagem e o
desenvolvimento da criança na Educação Infantil e; o capítulo IV traz uma discussão sobre as
políticas públicas para a Educação Infantil: impasses no cenário da pandemia. Foi realizada a
pesquisa de campo do tipo qualitativa, através de grupo focal, com 10 professoras, e entrevista
compreensiva com 3 destas professoras, além de entrevistas com 2 supervisoras pedagógicas
que atuaram em São Gonçalo dos Campos/Ba (município selecionado) no período pandêmico.
Os primeiros resultados das análises do grupo focal e das entrevistas compreensivas
demonstram os impactos no contexto escolar, trazidos pela pandemia, que afetaram
diretamente na vida pessoal e profissional das participantes da pesquisa, além das crianças e
seus familiares, como citado pelas professoras, ocasionando consequências no processo
ensino-aprendizagem. Foram indicados os desafios e as dificuldades na reorganização da
prática pedagógica a partir da utilização de recursos e ferramentas tecnológicas e estratégias
pedagógicas condizentes com o ensino remoto. Diante das análises sobre os resultados
obtidos foi possível constatar que a prática pedagógica desenvolvida pelas professoras da
educação infantil no período pandêmico considerou as recomendações apresentadas pelo
Conselho Nacional de Educação, estabelecidas pelo Parecer nº 5/2020.