Banca de DEFESA: LINDIANA DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : LINDIANA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 20/02/2024
LOCAL: Faculdade de Educação

O samba vai à escola: o samba de roda como prática pedagógica decolonial

Educação. Escola. Prática Pedagógica Decolonial. Samba de Roda.

O samba vai à escola: o samba de roda como prática pedagógica decolonial é um estudo sobre a inserção desta manifestação cultural afro-brasileira dentro do âmbito escolar. Neste sentido, a educação que a população brasileira obteve partiu de uma perspectiva eurocêntrica que silenciou as culturas afro-brasileiras, indígenas e africanas. Dentro das escolas, perpetuou-se as culturas do colonizador para serem reproduzidas/valorizadas/exaltadas, e a cultura brasileira como folclórica e secundária “homenageada” no dia 22 de agosto, considerado o dia do folclore brasileiro. Neste dia, as escolas enfatizam o samba de roda e a capoeira como manifestações folclóricas do Brasil. Nesse entendimento, este estudo buscou investigar o samba de roda no contexto escolar de forma a desmistificar que o samba de roda não é um elemento folclórico brasileiro, mas uma manifestaçao que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar como uma proposta de prática pedagogica decolonial capaz de contribuir para uma educação intercultural e antirracista. Assim, esta dissertação tem como objetivo geral analisar de que forma é possível construir uma proposta pedagógica sobre o samba de roda na escola. Desse modo, consiste na problematização acerca de como professores e professoras podem inserir o samba de roda em suas salas de aula. Neste sentido, procurou-se trazer este questionamento: de que forma é possível construir uma proposta pedagógica sobre o samba de roda em uma escola do município de Candeias-Bahia? Através dos momentos práticos durante as oficinas pedagógicas, dos diários de campo e de registros fotográficos buscou-se uma interação/articulação entre as práticas pedagógicas decoloniais e o samba de roda dentro do contexto escolar. A pesquisa revelou que é possível inserir o samba de roda em espaços escolares em perspectiva interdisciplinar, porém, precisa-se de políticas públicas voltadas a viabilizar e visibilizar esta prática dentro das escolas.A pesquisa apresenta reflexões conceituais sobre as experiências dos alunos na escola e a interação com as sambadeiras do samba de roda. Assim, a pesquisa ressalta que falta ainda muito incentivo, comprometimento, investimentos e políticas públicas culturais direcionadas a realização do samba de roda e outras manifestações culturais afro-brasileiras dentro dos ambientes educacionais da Bahia e do Brasil.

Presidente - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Externa à Instituição - CLECIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ - UFS