Banca de DEFESA: RAYSSA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : RAYSSA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 01/02/2024
LOCAL: Remoto, via RNP

NECESSIDADES FORMATIVAS A PARTIR DE PROCESSOS REFLEXIVOS MOBILIZADOS EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS POR PROFESSORES/AS DE BIOLOGIA

Narrativas (auto)biográficas; Processos reflexivos;
Formação de Professores/as de Biologia.

Esta dissertação tem como objeto de estudo as necessidades formativas a partir de processos reflexivos mobilizados por professores/as de biologia em narrativas (auto)biográficas. O objetivo central deste trabalho é analisar as necessidades formativas a partir de processos reflexivos mobilizados por professores/as de biologia em narrativas (auto)biográficas. O caminho a ser percorrido nesta dissertação nos levará à um formato insubordinado que baseado em Barbosa (2015); Mutti e Klüber (2018) foge ao tradicionalismo acadêmico. Esta dissertação culminará em uma coletânea de artigos, tal como feito em Dionor (2018). A escolha por esse modelo surgiu devido a acessibilidade de utilizar cada capítulo, após adequações, para submeter a publicações. No primeiro artigo-capítulo temos uma revisão de literatura que traz conceitos importantes sobre as pesquisas desenvolvidas no Brasil que investigam necessidades formativas. Neste capitulo contamos com um mapeamento que foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados do levantamento apresentaram a análise de 49 trabalhos que abordaram sobre três perspectivas de necessidades formativas, sendo estas: o desafio da articulação entre teoria e prática; o desafio da educação inclusiva e o desafio da formação continuada. No segundo artigo- capítulo, apresentamos uma discussão que incidiu sobre os processos reflexivos baseados em Derobertmasure (2012) em que mobilizam o pensar docente, a partir das análises de narrativas (auto)biográficas de professores/as de biologia. Os procedimentos metodológicos incidiram inicialmente em Silva et al. (2024) sobre a busca de (auto)biografias de professores/as das nos repositórios das universidades federais do nordeste brasileiro. Os resultados do levantamento apresentaram 28 trabalhos referentes ao ensino de biologia, em que 8 trabalhos foram autorizados para a análise, e foram agrupados conforme afinidade temática. O terceiro artigo- capítulo, apresentamos a discussão sobre a reflexividade e a formação docente. Os procedimentos metodológicos abarcaram a análise interpretativa-compreensiva de Souza (2004).Os resultados apresentaram as necessidades formativas advindas da reflexividades dos docentes de biologia que se autobiografaram. Concluímos que os processos reflexivos mobilizados nas narrativas (auto)biográficas de professores/as de biologia do Nordeste brasileiro contribuem para a identificação das necessidades formativas presentes na formação docente na contemporaneidade.

Presidente - ***.606.043-** - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Interna - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA