Banca de DEFESA: DUILIA DE JESUS LOPES MELO

DISCENTE : DUILIA DE JESUS LOPES MELO
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Remoto

Corpos negros, educação e territórios de identidade no tempo presente : reflexões a partir de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Muritiba/BA

Corpos Negros.Culturas.Educação.Identidades. Lei 10639/03

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia PPGE/UFBA, na área de concentração Educação, Sociedade e e Práxis Pedagógica - linha de Pesquisa Educação,Cultura Corporal e Lazer e compõe as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa da Cultura Corporal Educação, Esporte, Lazer Meio Ambiente e Sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Esta produção tem por objeto de investigação as representações dos corpos negros no ambiente escolar e suas expressões concedidas a partir de princípios de uma história ainda segregadora, dos saberes dessas culturas. O objetivo central é analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba (Ba) e como objetivos específicos pretendemos historicizar os Núcleos T erritoriais de Educação , reconhecer as manifestações da identidade negra presentes em produções de estudantes da referida unidade escolar , bem como refletir como a práxis pedagógica e a história do tempo presente podem contribuir para uma perspectiva de educação decolonial. Como caminho metodologico, idealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo subsidiada pela metodologia da pesquisa histórica do tempo presente e para a técnica de análise de dados seguiu-se com a análise documental. A presente pesquisa segue no formato multiplayer, e para tal , desenvolvemos artigos que reflitam os objetivos dessa pesquisa, sendo assim, cada artigo apresenta uma revisão de literatura, de caráter descritivo e analítico. Como resultado, foi possível observar que a busca para analisar as manifestações da identidade negra presente em produções de estudantes de ensino médio de uma escola estadual em Muritiba- Bahia nos permitiu a descrição de seis documentos estudantis sendo:2 imagéticos,3 textuais e 1 textual-imagético.Tratando-se das análises, pôde -se constatar que os estudantes tem conhecimentos da cultura africana e afro-brasileira,o que evidenciou a presença da Lei 10. 639/03 na unidade escolar.Constatou-se ainda que os estudantes estão despertos para os conceitos de negritude, discriminação e intolerância religiosa. Apesar de os princípios da Lei 10.639/03 estarem presentes no chão da escola,em alguma perspectiva constatamos a necessidade de uma melhor aproximação nas discussões mais críticas referentes ao povo negro , partindo assim para o aprofundamento de conceituações descoloniais ,e pós -coloniais também.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Externa à Instituição - ROSANGELA SOUZA DA SILVA - UFRB