Banca de DEFESA: ALEX OLIVEIRA DO LAGO

DISCENTE : ALEX OLIVEIRA DO LAGO
DATA : 27/12/2023
LOCAL: FACED UFBA REMOTO

ENTRE DARWIN E OXALÁ: RE-EXISTÊNCIA, ATOS DE CURRÍCULO, DESCOLONIZAÇÃO DO SABER E DECOLONIALIDADE EPISTÊMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE TERREIRO

Escola de terreiro. Atos de currículo. Decolonialidade epistêmica.

Associando-se às perspectivas teóricas da descolonização de saberes e da decolonialidade do saber e do conceito-dispositivo de atos de currículo, esta tese de doutorado resulta de um estudo de caso de abordagem qualitativa e fenomenológica que teve como centralidade analisar e compreender como os atos de currículo mobilizam/mediam processos de descolonização do saber e de decolonialidade epistêmica na prática de ensino de Ciências Naturais no contexto de uma escola de terreiro, no município de Salvador, Bahia. Na esfera teórica, buscamos como inspirações epistemológicas, entre outras, as concepções da ecologia de saberes, de Boaventura Santos, da interculturalidade crítica, de Catherine Walsh e da razão sensível, de Michel Maffesoli, além da ideia de atos de currículo, de Roberto Macedo. Em termos analíticos, o trabalho organizou-se por meio da análise experiencial da literatura de inspiração hermenêutica, através de uma abordagem exploradora e compreensiva da experiência decolonial insurgente do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó, tal como expressa na literatura acadêmica de Vanda Machado, sob as orientações teórico-metodológicas da etnopesquisa crítica e multirreferencial e da etnopesquisa implicada.

Presidente - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externo ao Programa - 1090359 - ROMILSON AUGUSTO DOS SANTOS - UFBAExterna à Instituição - SILVIA MICHELE MACEDO - UFRB
Externo à Instituição - JOSE TEIXEIRA NETO - UEFS