Banca de DEFESA: SELIDALVA GONÇALVES DE QUEIROZ

DISCENTE : SELIDALVA GONÇALVES DE QUEIROZ
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Através de plataforma virtual

O PLANO DE ENSINO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL

Educação do Campo, Educação Escolar, Trabalho Pedagógico e Plano de Ensino.

Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e articulado à pesquisa matricial da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC), que consideram os eixos articuladores do conhecimento científico o trabalho pedagógico, a formação de professores, a produção de conhecimento e política pública. A problematica diz respeito ao plano de ensino e a triade destinatário-conteúdo-método. Especificamente delimitamos a pergunta cientifica sobre os fundamentos do plano de ensino, suas contradições e possibilidades superadoras, evidentes no Municipio de Amargosa, no ano de 2022.  O Objetivo da investigação foi apresentar, a partir da análise dos fundamentos teóricos superadores das contradições enfrentadas pelos(as) professores(as) no trabalho pedagógico desenvolvido na educação básica do campo, do município de Amargosa-Ba, no ano de 2022, uma síntese do plano de ensino elaborado com base nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico Cultural. Os procedimentos da pesquisa foram: a delimitação das fontes de dados, os instrumentos de investigação, a sistematização dos dados, levantados no Municipio de Amargosa, na Rede Pública de Ensino, no ano de 2022. A análise dos dados considerou as orientações do método materialista histórico-dialético estabelecendo nexos e relações entre o lógico dos dados encontrados e o histórico. A investigação confirmou a seguinte tese: o trabalho pedagógico sistematizado no plano de ensino do município de Amargosa, no ano de 2022, apresenta fundamentos que superam as contradições como a negação de conteúdos,  enfrentadas pelos (as) professores (as) da educação básica nas escolas do Campo no Município de Amargosa, quanto a concepção de projeto histórico e de desenvolvimento humano, função social da escola do campo e, dentro dela, a concepção do trabalho pedagógico e de plano de ensino, valendo-se dos fundamentos e experiências acumulados pela Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico Cultural tratada no processo de formação continuada de professores, sob a responsabilidade da UFBA e da UFRB. Constatamos ainda, segundo os dados analisados que, para o efetivo desdobramento destes fundamentos no trabalho pedagógico é imprescindível: (01)  consistente base teórica na formação inicial e continuada dos(as) professores(as); (02) a educação escolar enquanto necessidade vital para desenvolvimento humano; (03) a valorização do magistério; (04) domínio do conteúdo de ensino e (05) domínio na elaboração do planejamento pedagógico nas dimensões da tríade: conteúdo (que deve ser ensinado), forma (como deve ser ensinado) e destinatário (a quem deve ser ensinado), gradando por níveis de desenvolvimento e etapas de ensino o patrimônio cultural elaborado historicamente pela humanidade.

Externa à Instituição - CAROLINA NOZELLA GAMA - UFAL
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externo à Instituição - FÁBIO JOSUÉ SOUZA DOS SANTOS - UFRB
Externa ao Programa - ***.509.215-** - KATIA OLIVER DE SA - UFBA