Banca de DEFESA: FLAVIANA ALVES TOLEDO

DISCENTE : FLAVIANA ALVES TOLEDO
DATA : 23/02/2024
LOCAL: FACED

AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: crítica as concepções hegemônicas expressas na produção do conhecimento.

Educação Física escolar; Atividades Circenses; abordagem Crítico-Superadora

Essa tese teve por objetivo analisar a produção acadêmico-científica acerca do ensino das atividades circenses na Educação Física escolar buscando identificar: Qual a concepção de homem predominante nessa produção? Qual projeto histórico orienta a sua intervenção na prática pedagógica? Qual a concepção de escola e teoria pedagógica as sustentam? Especificamente relacionado à disciplina Educação Física, qual a abordagem de ensino privilegia, qual seu objeto de ensino e como tratam pedagogicamente o conhecimento da área? Diante do crescimento desse conteúdo como parte do currículo das aulas de Educação Física e pela emergente produção científica da área faz-se necessário e urgente uma reflexão sobre essa produção analisando sob que matriz teórica, sob que concepções, fundamentos, a ciência está sendo produzida, permitindo-nos estabelecer nexos e relações entre a prática científica e a vida concreta de uma sociedade dividida em classes, sobretudo em um momento histórico em que as contradições e conflitos entre as classes se acirram e o modo de produção capitalista coloca em xeque a própria continuidade de vida no planeta. Partimos do Materialismo Histórico-Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem crítico-Superadora da Educação Física como orientação para as análises do nosso banco de dados, composto por 2 teses, 5 dissertações e 20 artigos científicos publicados em periódicos da área. Constatou-se que as produções científicas que abordam o ensino das atividades circenses na Educação Física escolar seguem a tendência de adesão às ideias pedagógicas pautadas no lema do “aprender a aprender”. Espera-se com essa pesquisa, portanto, evidenciar as concepções teóricas que vem orientando a produção científica sobre o ensino das atividades circenses na Educação Física escolar e contribuir para o avanço de pesquisas e proposições de ensino que se coloquem epistemologicamente, do ponto de vista do interesse dos dominados, a partir de uma teoria crítica capaz de contribuir para a elevação teórica dos estudantes, para a compreensão fidedigna da realidade e a superação da sociedade de classes.

Presidente - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Interno - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - UFBAExterno à Instituição - FLÁVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO - UFAL
Externa à Instituição - MELINA SILVA ALVES - UFPB