Banca de DEFESA: ABILIA ANA DE CASTRO NETA

DISCENTE : ABILIA ANA DE CASTRO NETA
DATA : 18/12/2023
LOCAL: FACED REMOTO

A tríade conteúdo-forma-destinatário como possibilidade de formulação e crítica ao ensino proposto no Novo Ensino Médio (NEM): Contribuições da Abordagem crítico-superadora para o trato com o conhecimento da Educação Física.

Novo Ensino Médio; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Física; Abordagem Crítico-Superadora.

O presente estudo toma como objeto de investigação a tríade conteúdo-forma-destinatário como possibilidade de formulação e crítica ao ensino proposto no Novo Ensino Médio. O objetivo foi contribuir teoricamente para o ensino na Educação Física escolar frente às novas roupagens do ensino médio brasileiro, tendo como horizonte a possibilidade de elevação do padrão cultural da classe trabalhadora, de construção de uma escola que mire uma formação omnilateral e que, fundamentalmente, perspective superar a sociedade de classes; reconhecendo ser a abordagem crítico-superadora – ACS um caminho profícuo para a construção da resistência ativa, tendo em vista a necessidade de refletirmos sobre a direção da educação pública, num período de forte interferência do capital sobre a escola, em que se coloca pungente uma formulação curricular articulada às necessidades histórias da classe trabalhadora. Para isso, assentamos essa investigação na tríade conteúdo-forma-destinatário como unidade mínima de análise, pois esta versa sobre os pilares da prática pedagógica histórico-crítica. A composição, a interpelação e o atravessamento desse estudo são concitados pelos princípios do materialismo histórico-dialético, visto que este nos oferece maiores possibilidades de apreender o real, se constituindo num instrumento teórico para explicarmos a realidade e enfrentarmos as problemáticas que esta nos coloca. Com ele, esboçamos um gesto metodológico associado aos referenciais marxistas, engendrado a partir do movimento de síntese ancorado numa pesquisa de caráter teórico, buscando levantar as sistematizações já desenvolvidas por Martins (2004; 2013; 2020), Anjos (2017), Anjos e Duarte (2017; 2020), Malanchen (2014), Gama (2015), Beltrão (2019), Lavoura, Santos Júnior e Melo (2021), Coletivo de Autores (2012), nossas fontes de análise, bem como as produções que apresentam como lastro teórico a pedagogia histórico-crítica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora. Assim, o esforço de pesquisa empreendido nos permite sustentar a tese: a atual reforma do ensino médio brasileiro caminha para uma visão utilitarista, pragmática, reducionista, unilateral de educação e escola. Culminando no rebaixamento da formação daqueles sujeitos que necessitam vender sua força de trabalho para se reproduzir e que, majoritariamente, acessam a escola pública. Ora, trata-se, portanto, da consolidação do projeto do capital para classe trabalhadora a qual tendencialmente visa manter as estruturas sociais de alienação e exploração – bojo da sociedade capitalista. Ofensiva do capital que acentua, ainda, processos privatizantes e o aprofundamento da dualidade historicamente presente no ensino médio. Nesse movimento, a reforma do ensino médio tendencialmente rebaixa parte dos componentes curriculares por considerar que estes, do ponto de vista do capital, se tornam desnecessários, prescindíveis. Imersa nesta conjuntura de rebaixamento curricular, encontra-se a Educação Física por não atender de forma imediata aos anseios de formação humana de que o capital demanda. Com efeito, as sínteses resultantes dessa investigação teórica atestam/confirmam que a abordagem crítico-superadora se enquadra no horizonte de proposições contra-hegemônicas ao defender princípios democráticos, perspectivando a elevação do padrão cultural e o desenvolvimento do pensamento teórico e da concepção científica de mundo, contribuindo para a formação de jovens que possam interpretar, compreender e explicar as manifestações da cultura corporal e suas determinantes históricas e materiais. Sob a ótica da perspectiva dialética, reitera-se que a luta da classe trabalhadora docente não deve se transformar em um fim em si mesma, desvinculada da totalidade concreta, mas como parte constitutiva na construção da sociedade emancipada e contra a hegemonia do capital. Espera-se, portanto, que esta investigação contribua tanto para o debate acadêmico/curricular como para a luta política e sindical dos trabalhadores contra os processos de alienação e exploração capitalista.

Interno - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Interno - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - UFBAExterno à Instituição - MURILO MORAIS DE OLIVEIRA - SEE
Externo à Instituição - FLÁVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO - UFAL