Banca de DEFESA: DANYELE DOS SANTOS DA SILVA

DISCENTE : DANYELE DOS SANTOS DA SILVA
DATA : 18/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/rosileia-oliveira-de-almeida-2

Olhares Multiculturais acerca da Formação de Estudantes com Deficiência Visual em uma Licenciatura em Biologia

Ensino Superior; Deficiência Visual; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

O ingresso de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior vem aumentando ao longo dos anos, expondo mais claramente as demandas educacionais indispensáveis à permanência deles no ambiente educacional. No entanto, a inclusão desses alunos depende que a prática docente considere o seu modo de aprendizado particular, em especial em áreas como Ciências Naturais e Biologia, que utilizam habilidades fundamentalmente visuais como base das práticas de ensino. Em adição, as particularidades do ensino de estudantes com deficiência visual diferem em práticas no formato remoto e presencial, exigindo a articulação de competências relacionadas ao avanço tecnológico e os possíveis usos pedagógicos desses instrumentos em diferentes contextos. Desta forma, considerando as demandas formativas contemporâneas e os esforços que estão sendo realizados para a superação dos obstáculos existentes no processo de inclusão desses discentes, objetivou-se analisar de que forma o processo de formação de professores de Biologia para o ensino de estudantes com deficiência visual vem sendo adotado na área, no contexto de um curso de licenciatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nesse sentido, o presente estudo resultou em um texto no formato multipaper, sendo desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa exploratória, sendo caracterizado pelo uso de procedimentos metodológicos do tipo bibliográfico (através de uma revisão sistemática da literatura) e empírico (a partir de entrevistas semiestruturadas), totalizando dois artigos. Foram realizadas dez entrevistas com representantes de diferentes âmbitos do processo de ensino, dentre profissionais do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) da Universidade Federal da Bahia, assim como professores, estudantes e representantes do corpo administrativo do Instituto de Biologia da referida universidade. Dessa maneira, com base nos resultados apontados no conjunto de produções nesta Dissertação, discutiu-se acerca da escassez de estudos que contemplem as questões referentes à acessibilidade de estudantes com deficiência visual em aulas remotas, em especial nas áreas das Ciências Naturais e Biologia. Em adição, não apenas os docentes não possuem a capacitação necessária para atuar de acordo com a diversidade existente em sala de aula, como os licenciandos também não estão recebendo tal preparo em seu percurso formativo. A escassez de estudos, acompanhada das lacunas formativas que suportam a prática docente inclusiva, ressaltam a exigência de novas pesquisas na área, para além da necessidade de estimular e promover uma formação continuada para os docentes em exercício, assim como implementar uma reestruturação da matriz curricular das licenciaturas que proporcione uma formação alinhada às demandas educacionais atuais.

Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interna - 1660035 - REGIANE DA SILVA BARBOSA