Banca de DEFESA: LARYSSA VIRGILIO PEREIRA DE ARAUJO

DISCENTE : LARYSSA VIRGILIO PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 04/12/2023
LOCAL: Remoto, via RNP

NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E DESENVOLVIMENTOS CURRICULARES COM PROFESSORAS/ES DE GEOGRAFIA

Narrativa (auto)biográficas. Desenvolvimentos Curriculares. Professores/as de Geografia.

Esta dissertação tem como objeto de estudo desenvolvimentos curriculares em narrativas (auto)biográficas de professoras/es de geografia. A pesquisa aqui relatada se insere no quadro dos estudos críticos no campo curricular , sob a inspiração das discussões de Pacheco e Sacristán que examinam os desenvolvimentos curriculares. A pergunta central que orientou a investigação foi: como o desenvolvimento curricular aparece em vivências relatadas por professores/as de geografia em suas narrativas (auto)biográficas? A pesquisa objetivou analisar elementos e alternativas de desenvolvimento curricular expressos nas narrativas (auto)biográficas de cinco docentes de Geografia. Para tanto, refleti sobre minha autobiografia ao tornar-me professora de pedagogia, construí um levantamento bibliográfico sobre as pesquisas que discutem o desenvolvimento curricular no Brasil e investiguei os elementos e alternativas de desenvolvimento curricular expressos cinco narrativas (auto)biográficas de docentes da geografia. Para realizar a análise dessas narrativas adotei elementos de perspectivas metodológicas inspiradas na análise interpretativa-compreensiva de Elizeu Clementino de Souza, através de um movimento de leitura em três tempos. A dissertação argumenta a narrativa (auto)biográfica seguindo a ordem do acontecimento em vez da revelação. Ainda defende que a produção científica nacional no campo do desenvolvimento curricular vem se aplicando para diferentes áreas do conhecimento, mas ainda é um campo pouco explorado ao relacionar com as narrativas (auto)biográficas. Os resultados evidenciam que o s conceitos de currículo e desenvolvimentos curriculares estão vividos nas narrativas (auto)biográficas de docentes, nas quais níveis e fases do desenvolvimento curricular informam práticas pedagógicas que estão relacionadas aos currículos que docentes de geografia foram submetidos em seu percurso de escolarização. Tais níveis e fases do desenvolvimento curricular aparecem nas narrativas (auto)biográficas mesmo quando não são o foco das pesquisas, e evidencia ainda que as professoras de geografia ao considerar os tempos de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, não explicitam em suas narrativas os desenvolvimentos curriculares, mas reconhecem os currículos a que foram submetidas. As análises aqui trazidas evidenciam que os desenvolvimentos curriculares ensinaram modos de ser aluno/a e professor/a, entre o que seria ou não “certo” seguir para se tornar um/a aluno/a subversivo e um/a professor/a reflexivo/a. Concluo que explorar o território do desenvolvimento curricular é importante para se pensar e refletir como os currículos educacionais e seus níveis e fases operam nas vidas de alunos/as e professores/as, tomando formas através das relações poder-saber, sejam elas forças opressivas ou modos de resistências no processo de escolarização e na prática profissional das professoras de geografia.

Presidente - ***.606.043-** - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA