Banca de DEFESA: ELSON DE SOUZA LEMOS

DISCENTE : ELSON DE SOUZA LEMOS
DATA : 08/12/2023
LOCAL: plataforma virtual

OS SABERES PRÁTICO-POIÉTICOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:  CONSTRUÇÕES E RELAÇOES

Saberes Docente; Estágio Curricular; Formação de Professores(as); Práxis-poiética. Poiesis.

Neste estudo, tomamos a formação docente e a construção dos saberes prático-poiéticos por licenciandos de Pedagogia durante o estágio curricular como cruciais para o aprendizado da docência. Por isso, estabelecemos como objetivo geral compreender como se dá as construções e apropriações dos saberes práticos-poiéticos experienciados cotidianamente pelos licenciandos do Curso de Pedagogia no contexto da sala de aula, com vistas a construção de aprendizagens da docência na dimensão do estágio curricular. Como objetivos específicos temos: mapear os saberes prático-poiéticos construídos pelos licenciandos do curso de Pedagogia no contexto das vivências cotidianas do Estágio Curricular na Escola da Educação Básica; descrever a construção e apropriação dos saberes prático-poiéticos pelos licenciandos do Curso de Pedagogia a partir da vivência cotidiana no Estágio Curricular na Escola da Educação Básica; analisar como os licenciandos do Curso de Pedagogia desenvolvem as aprendizagens da docência a partir da experiência cotidiana do Estágio Curricular na Escola da Educação Básica, levando em consideração a construção dos saberes prático-poiéticos. Este estudo examina a natureza desses saberes, caracterizados pela criatividade e inovação, que se manifestam na prática pedagógica cotidiana, enfatizando a interação teoria-prática. Os saberes prático-poiéticos, emergindo espontaneamente, demonstram a capacidade intrínseca do ser humano para criar e adaptar-se às contingências. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando-se do estudo de caso. Para produção dos dados, foram aplicados questionários com situações-problema a estudantes-estagiárias da disciplina de Estágio II - Ensino Fundamental, Anos Iniciais – Ensino Regular do curso de Pedagogia da UESB/Itapetinga, além do grupo focal. Ainda, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras de estágio e as análises dos Relatórios de Estágio das referidas alunas. Para analisar os dados foi empregada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a experiência do estágio curricular é crucial para a construção dos saberes prático-poiéticos, enfatizando a importância da prática reflexiva, criatividade e adaptabilidade na formação docente. Esses saberes funcionam como pontes entre o conhecimento acadêmico e a realidade da sala de aula, preparando futuros professores para um ensino adaptativo, criativo e alinhado com as complexidades da educação contemporânea. Consideramos que este estudo ratifica a relevância do estágio curricular como espaço primordial para essa construção, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas que valorizem e promovam a prática reflexiva e a inovação na formação inicial de professores.

Presidente - ***.335.185-** - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA