Banca de DEFESA: AMANDA SANTANA DE SOUZA

DISCENTE : AMANDA SANTANA DE SOUZA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Faculdade de Educação UFBA-FACED- Auditório I

UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA (AEPS) COM FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO INCLUSIVO COM OBJETO DO SABER JOGO.

Praxeologias; Educação Física; Inclusão; Teoria Antropológica do Didático; Ostensivos e Não-Ostensivos.

A Educação Física abarcando como conteúdos os elementos da cultura corporal engloba várias possibilidades de ensino e diante da diversidade na realidade escolar são inúmeras as possibilidades que o professor pode explorar ao pensar o trabalho praxeológico na aula de Educação Física para um contexto inclusivo. Assim, surge o a pergunta de investigação deste estudo: como as Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) para um contexto de aulas inclusivas com alunos com deficiência visual, a partir do modelo CRIE, podem potencializar as praxeologias dos futuros professores de Educação Física ao trabalharem com o Jogo? Para tanto, o objetivo deste trabalho é analisar como as Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs), para um contexto de aulas inclusivas com alunos com deficiência visual, a partir do modelo CRIE, podem favorecer as praxeologias dos futuros professores de Educação Física trabalhando com o Jogo. Fundamentou-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD) a fim de serem reveladas as possíveis praxeologias utilizadas para o desenvolvimento do trabalho com o objeto do saber Jogo, para um contexto de alunos com deficiência visual. Neste sentido, nos sustentaremos na TAD como metodologia e na utilização de Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) para experimentação do estudo, também foi utilizado o Modelo Didático CRIE de Referência. O estudo apresenta abordagem qualitativa e o contexto da pesquisa, têm-se como participantes os futuros professores, que são acadêmicos a partir do 5º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A produção de dados foi desenvolvida através de questionário aberto, diário de bordo, gravação de áudio e vídeo e AEPs a fim de revelar/trabalhar Com a realização deste estudo foi possível identificar como as AEPs juntamente com o Modelo Didático CRIE de Referência podem possibilitar a vivência efetiva da inclusão nas aulas de Educação Física, além de perceber as praxeologias presentes na ação dos futuros professores de Educação Física utilizando o modelo através da TAD e da dialética dos ostensivos e não-ostensivos e perceber as possibilidades de trabalho inclusivo com o conteúdo Jogo para as aulas de Educação Física.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR