Banca de DEFESA: CAMILA BAHIA GÓES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA BAHIA GÓES
DATA : 08/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: RNP - https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/lti-digital-grupo-de-pesquisa
TÍTULO:

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

TRAJETÓRIA DE IMPLANTAÇÃO E ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão; Salas de Recursos Multifuncionais; Ciclo de Políticas; Deficiência


PÁGINAS: 207
RESUMO:

A educação inclusiva aponta para uma necessidade de transformação educacional que apresenta como centro a proposta de ampliar a participação de todos nas instituições de ensino regular, sem distinção. Considera-se que as Salas de Recursos Multifuncionais é um marco importante para a promoção de uma política pública inclusiva, então, se utilizou a abordagem teórico-metodológico do ciclo de políticas para o desenvolvimento dessa pesquisa que surgiu da seguinte inquietação: Como as políticas educacionais se desenvolvem no município de Feira de Santana-BA, a partir dos contextos (de influência, da produção e da prática), no sentido de garantir o direito à educação inclusiva nas Salas de Recursos Multifuncionais? A fim de responder tal inquietação, propôs como objetivo geral: Analisar as políticas educacionais inclusivas no município de Feira de Santana-BA, a partir dos contextos (de influência, da produção e da prática), para garantir o direito à educação inclusiva nas SRM. E, como objetivos específicos: Contextualizar o surgimento das SRM enquanto política pública de educação inclusiva a partir da influência das políticas educacionais brasileiras; Identificar as contradições e aproximações entre o contexto da prática das SRM e o que se propõe no contexto da produção da política de educação inclusiva; e, descrever as dificuldades e possibilidades no contexto da prática por professores que atuam nas SRM no município de Feira de Santana – BA para atender a proposta de educação inclusiva. Foi utilizado a pesquisa qualitativa e como base teórica, autores como: (Mantoan, 2008; Padilha, 2004: Mazzotta, 1982; Baptista, 2009; Sassaki, 1998), dentre outros. Considerou-se, para fins desta pesquisa, que os dados apresentados foram extremamente necessários, visto que foram analisados textos das políticas de educação inclusiva a nível internacional, nacional e local, como também as influências que se deram à produção de tais textos. Da mesma forma que as falas das colaboradoras conseguiram apresentar a atuação das SRM enquanto política de educação inclusiva no município de Feira de Santana – BA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interna - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS
Externa à Instituição - SUSANA COUTO PIMENTEL - UFRB
Externo à Instituição - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UNIPORTO
Externa à Instituição - SELMA BARROS DALTRO DE CASTRO - UNEB
Externa à Instituição - MADALENA PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 07:58
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