Banca de DEFESA: LAILA SAMPAIO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAILA SAMPAIO LIMA
DATA : 30/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: FACED UFBA PRESENCIAL
TÍTULO:

ATIVISMO VISUAL DE ESTUDANTES NAS MÍDIAS DE REEXISTÊNCIA: UM
ESTUDO ETNOCONTRASTIVO SOBRE EXPERIÊNCIAS VISUAIS E ATOS DE
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE BRASIL E PORTUGAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ativismo Visual; Atos de Currículo; Educação Universitária


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Essa tese aborda a temática do ativismo visual de estudantes brasileiros e portugueses e suas
produções imagéticas em redes sociais contemporâneas, onde a ideia de “reexistencia” é
dialogada com suas práticas na Cultura Visual. Especificamente, tomamos como campo de
estudo as páginas da Mídia Ninja -“Estudantes Ninja” e “Casa Ninja Lisboa”-para compreender
etnocontrastivamente como essas mobilizações com a imagem inspiram atos de currículo na
educação universitária de Brasil e Portugal. Para isso, a investigação foi subsidiada teórica e
metodologicamente pela TEEC (Teoria Etnoconstitutiva de Currículo - MACEDO,2017) a
partir dos conceitos de “Atos de Currículo”; “Atores e Atrizes Curriculantes” e “Autonomia e
Autorização Curricular” e “Com-versações curriculares complexas” (MACEDO, 2017).
Fizemos uso do método Etnoconstrastivo (MACEDO, 2012) em entrevistas narrativas com os
estudantes, onde pudemos acessar os saberes que esta investigação produziu. A tese revelou
que os atos de currículos devem mudar pelas ações e experiências visuais de seus atores
e atrizes curriculantes e neste contexto, alterar seus significantes com o ativismo visual,
em concepções e práticas onde a imagem seja construto de pontos de vista e demandas.
A pesquisa concluiu também que o ativismo visual de estudantes brasileiros e
portugueses inspiram atos de currículo enquanto dispositivos políticos para práticas
culturais de reexistência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, onde a
imagem seja instituinte cultural passível de crítica, de compreensão e debate histórico,
produzindo etnométodos visuais curriculantes. Para além disso, a tese propõe o conceito
de ativismo visual curriculante, ideia discutida e construída a partir das itinerâncias
desta investigação, que configura novos estudos, pesquisas e reinvenções pautadas em
etnométodos subsidiados em escutas qualitativas e refinadas de quem faz da imagem
uso prático de vida e de currículo.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externa à Instituição - THAÍS NASCIMENTO SANTANA - UNEB
Externo à Instituição - ANTENOR RITA GOMES - UNEB
Externa à Instituição - CARLINDA LEITE
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 11:36
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